Em “O Cravo e a Rosa”, Joaquim (Carlos Vereza) descobrirá o paradeiro de um filho que tivera com uma prostituta quando jovem: trata-se de Januário (Taumaturgo Ferreira).
O vilão já ficou de olho no caipira durante o casamento de Catarina (Adriana Esteves), pelo fato de o rapaz carregar consigo um anel que ele havia dado à amante no passado.
Depois de uma conversa em que Lindinha (Vanessa Gerbelli) confirma a Serafim (João Vitti) que Januário é mesmo filho de uma “mulher da vida”, Joaquim, informado pelo jornalista, decide ir até a fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis) esclarecer a situação.
O ricaço contará a todos que é o pai de Januário, mas acabará desmaiando no meio da confusão.
“Durante toda a vida, o doutor Joaquim procurou por um filho que teve com uma dama da noite. O sinal para encontrar esse filho era o anel de caveira, o mesmo que Januário tem. É uma joia de família. O Joaquim deixou com a moça esperando a criança antes de voltar para a fazenda e casar com outra”, explicará Serafim.
“Minha mãe era da vida mesmo, e eu sempre soube. Mas quem sabe eu era de outro? Eu não tenho cara de rico, não”, dirá Januário, confuso.
Catarina vai sugerir que o caipira busque um retrato de sua mãe. Com a imagem em mãos, Joaquim reconhecerá a ex-amante na hora, confirmando o parentesco entre os dois. Finalmente, pai e filho se abraçarão.
Podre de rico, Januário se mudará para o hotel de luxo em que o pai vive e tomará um banho de loja, mas não deixará seus hábitos simples para trás. A descoberta do irmão chucro levará Marcela (Drica Moraes), a elegante e malvada filha de Joaquim, a tentar de tudo para impedir que o caipira herde algum centavo da herança do pai.
Discussão sobre este post