Aline (Barbara Reis) perdeu toda a sua colheita em Terra e Paixão. Culpando a protagonista pela morte de Daniel (Johnny Massaro), Irene (Gloria Pires) avisou que qualquer acontecimento dali em diante não seria mero acaso. Após isso, a megera não demorou a colocar sua vingança em prática: ela própria ateou fogo no milharal da produtora rural, soltando uma risada diabólica ao final do capítulo de sábado (8).
Nesta segunda (10), Jonatas (Paulo Lessa) corre para a casa de Aline, trazendo a terrível notícia. Ela quase tem um treco ao ouvir que perdeu sua plantação, e todos se apressam para tentar apagar as chamas. “Não adianta mais”, constata o filho de Gentil (Flávio Bauraqui). “Como, não adianta? É minha safra!”, se revolta a viúva. “O fogo já se alastrou. Você acabou de perder sua safra”, diz Caio (Cauã Reymond).
Jussara (Tatiana Tiburcio) reforça seus conselhos de que a filha não deve insistir em plantar. Enquanto a mocinha se desfaz em lágrimas, Caio trata de lhe dizer palavras encorajadoras: “Para de chorar. Não é pra ser fácil, por isso a vitória tem mais valor… Procura uma solução. Você é corajosa, batalhadora. Resiste”. Jonatas concorda, enfatizando que é preciso encontrar uma maneira de seguir em frente.
A mãe de João (Matheus Assis), então, engole o choro e levanta a cabeça, decidida a recomeçar do zero novamente. “Pra cada grão que foi queimado aqui, eu vou plantar e colher dois. Eu vou em frente. Vou limpar tudo isso aqui e plantar de novo”, diz a personagem de Barbara Reis, sendo em seguida criticada por Jussara, que defende que a filha volte a trabalhar como professora.
Jonatas avisa que ainda restam alguns sacos de sementes de milho e Caio promete providenciar adubo. Além disso, Marino (Leandro Lima) se encarrega de investigar o que aconteceu e informa que a produtora pode ter direito a uma grana do seguro. No entanto, as esperanças de Aline são frustradas quando a seguradora nega sua reivindicação, alegando que o incêndio foi provocado por alguém.