Foi ao ar nesta terça (19) a cena em que Joel, interpretado por Evandro Mesquita, vai embora de Pontal d’Areia em Mulheres de Areia. O personagem não volta mais à trama. Isso porque o ator foi gentilmente convidado a se retirar da novela, grande sucesso em 1993, que está em reprise nas tardes da Globo. Saiba os detalhes desses bastidores abaixo!
A autora Ivani Ribeiro, insatisfeita com o desempenho de Mesquita, foi quem decidiu rifar o dono de restaurante antes mesmo da metade da história. A escritora avaliou que o ator não compôs o papel como estava escrito nos roteiros, imprimindo de maneira equivocada um tom debochado e cômico que não cabia ao par romântico de Tônia (Andréa Beltrão).
“O Evandro Mesquita, por várias vezes, recebeu ‘rubricas’ para não mexer no texto, não colocar tantos cacos nos diálogos, mas ele tinha uma maneira própria de representar, é muito engraçado, o lado cômico ressaltava em todas as cenas e ele criava textos em cima dos nossos diálogos”, revelou Solange Castro Neves, colaboradora de Ivani Ribeiro em 2011.
Logo após deixar o elenco de Mulheres de Areia, Evandro comentou o fato e ainda alfinetou a autora, em entrevista ao jornal O Globo:
Para justificar a saída de Joel, inventou-se que o restaurante não pertencia a ele, mas sim a um primo. Endividado, o rapaz resolveu meter o pé da cidade antes do retorno do parente. Assim, para cumprir a função do fujão na história, entrou Vitor, vivido por Oscar Magrini, recém-saído da novela Deus nos Acuda (1992).
O bonitão tornou-se o novo interesse amoroso de Tônia. Os dois, que já haviam namorado na adolescência, também não se afinavam muito bem e viviam brigando.
Veja também | Resumo dos capítulos de Mulheres de Areia