“Órfãos da Terra” ganhou o Emmy Internacional na categoria Melhor Telenovela. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) em uma cerimônia online – por causa da pandemia.
Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, a novela concorreu com três títulos originais da Argentina, China e Portugal. Essa é a sétima vez que uma novela brasileira ganha a estatueta. É também a segunda obra das autoras a ganhar o prêmio. “Joia Rara” (2013) foi a primeira.
“É muito gratificante saber que uma história que saiu de sua cabeça, de seu imaginário, de sua arte, chegou a tanta gente em tantos lugares diferentes. Vencer o Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial, é uma honra e uma responsabilidade enorme”, disse Duca Rachid.
O Brasil também levou a melhor na categoria Comédia, com a vitória da série “Ninguém Tá Olhando“, estrelada por Kéfera Buchmann. Produzida pela Netflix, a comédia foi cancelada após a primeira temporada.
Sem estatueta
Indicada a Melhor Atriz por sua performance na série “Hebe“, Andrea Beltrão não conseguiu tirar o jejum do Brasil nessa categoria. A britânica Glenda Jackson ganhou o troféu. Desde que a categoria foi criada, há 15 anos, apenas uma brasileira sagrou-se vencedora: Fernanda Montenegro, em 2013, por sua atuação em “Doce de Mãe“.
Raphael Logam, protagonista da série “Impuros“, do Fox Premium, concorria pela segunda vez seguida ao prêmio de Melhor Ator. Contudo, a estatueta foi para o britânico Billy Barratt, por sua atuação em “Responsible Child“.
O telefilme “Responsible Child”, aliás, também levou a melhor na categoria Filme para a TV ou Minissérie, derrotando o brasileiro “Elis – Viver É Melhor Que Sonhar“.
Da França, “Vertige de la Chute / Ressaca” arrematou o prêmio de Melhor Programa de Arte, em cima do brasileiro “Refavela 40“. O documentário, apesar de estrangeiro, fala sobre um grupo de dançarinos que tentam salvar o Theatro Municipal do Rio de Janeiro de uma crise financeira.
Por fim, em Programa de Entretenimento sem Roteiro, o “Canta Comigo” perdeu para o australiano “Old People’s Home For 4 Year Olds“. Último programa apresentado por Gugu Liberato, falecido em novembro de 2019, o reality show marcou a estreia da Record na premiação.