“Pantanal” já terá um banho de sangue em seu segundo capítulo. Nesta terça-feira (29), Maria Marruá (Juliana Paes) vai sofrer um duro golpe e se desesperará com o assassinato de seu terceiro filho, Chico (Túlio Sterling). A tragédia anunciada acontecerá por causa de um conflito de terras.
Gil (Enrique Diaz) e o filho não vão aceitar a proposta que o suposto dono das terras fez e se negarão a “arredar o pé” do local. A decisão terá consequências: Chico será assassinado a tiros. “Ocê levou ele de mim, Gil! Ocê levou ele de mim”, gritará Maria, culpando o marido pela desgraça.
A morte do rapaz, entretanto, será vingada. O posseiro irá atrás do fazendeiro que ordenou que seus jagunços tirassem as famílias da propriedade à força. “Ocê matou o meu filho”, dirá Gil, com uma arma em punho.
“O doutor lutou por toda aquela terra e, agora, vai precisar só de sete palmos!”, dirá o agricultor, antes de atirar contra o homem, que cairá morto diante da família.
Com a dor de perder mais um filho e uma morte nas costas, Gil e Maria vão embora de Sarandi a pé, levando apenas algumas trouxas de roupas. “Não aguento mais chorar nessa vida”, lamentará a personagem de Juliana Paes.
“Parece que esse mundo inteiro tem dono!”, vai reclamar o posseiro. “Quem sabe a gente não podia se embrenhar pelo meio desse mato…”, sugerirá Maria. Os dois seguirão sem destino, mas acabarão chegando na propriedade de Leôncio (Irandhir Santos), no Pantanal.
Resumo do segundo capítulo
Gil e Chico não aceitam a proposta que o suposto dono das terras faz e avisam Padre Antônio. José Leôncio sai em comitiva e Joventino decide ficar na fazenda. Chico e Gil saem para ajudar o vizinho Raimundo, que acaba morto com o filho de Maria e Gil.
Joventino se despede de José Leôncio, que sai em comitiva. Gil mata o suposto dono de suas terras e sua mulher jura vingança. Joventino decide caçar marruás sozinho. José Leôncio se envolve com Filó. A comitiva volta para a fazenda e José Leôncio não encontra Joventino.
Gil e Maria embarcam na chalana de Eugênio, rumo ao Pantanal. José Leôncio encontra os pertences de Joventino e continua procurando pelo pai. Maria e Gil firmam moradia nas terras de José Leôncio. Pequena passagem de tempo. José Leôncio vai falar com Gil, que reage com hostilidade.
Discussão sobre este post