A busca acabou. Paulo Cupertino Matias, acusado de assassinar o ator Rafael Miguel e os pais dele, foi preso na tarde desta segunda-feira (16), em São Paulo, após três anos foragido. O crime aconteceu em 9 de junho de 2019.
Até ser detido hoje, Cupertino era considerado o criminoso mais perigoso de São Paulo, integrando inclusive a Difusão Vermelha da Interpol. Ou seja, havia um mandado de prisão contra ele para ser cumprido em qualquer outro país.
Segundo o delegado da 6ª seccional, a equipe de policiais recebeu uma informação de que o foragido estaria na capital paulista, foram checar e o encontraram. Ao chegar ao prédio do DHPP, ele negou os crimes. “Eu sou inocente. Não matei ninguém”.
De acordo com o Ministério Público (MP), o empresário matou Rafael, que tinha 22 anos e namorava a filha dele, Isabela Tibcherani, e os pais do rapaz: João Aloizio Miguel, de 52 e Miriam Selma Miguel, 50.
Tudo ocorreu na frente da casa onde Isabela morava com a mãe. A motivação do crime seria o fato de o réu não aceitar o namoro da filha com o ator. Cupertino é acusado de homicídio triplamente qualificado.
Um laudo revelou que o atirador disparou 13 vezes: Rafael foi atingido por sete tiros — um na cabeça, outro no peito, três nas costas e dois no braço esquerdo. João Aloizio, o pai, foi baleado quatro vezes e Mirian, a mãe, duas.
Prisão do pai
Em entrevista à Band, Isabela Tibcherani, que hoje tem 21 anos, comentou a prisão do pai. Ela contou que sua primeira reação ao receber a ligação foi ter certeza da informação.
Sobre seu relacionamento com o pai, Isabela disse que ele nunca teve uma boa “índole”. “Eu já deixei sempre muito claro que nossa relação nunca foi saudável e que tudo que ele fez, embora não fosse esperado uma reação daquela, não era tão surpreendente pela índole que ele tem”, disse.
“Eu não posso dizer que me sinto mal mas também não sei dizer se eu me sinto bem. Como eu falei, eu sempre me fiz esse questionamento, eu sempre tive o questionamento de como eu me sentiria diante desta informação. E como eu falei agora há pouco, é um mix de sentimentos, de sensações”, completou Isabela.
Três anos em fuga
Investigações descobriram que Paulo Cupertino morou por oito meses em Mato Grosso do Sul (MS), durante a fuga. Ele era conhecido na cidade de Eldorado como Manoel Machado da Silva, o Seu Manuel.
Segundo o G1, ele estava sempre de máscara e usava uma barba grande para ajudar no disfarce. Frequentava muito uma barbearia, uma lotérica e até posto de saúde da cidade.
A Polícia chegou a descobrir que ele estava no MS em 2020, mas o criminoso conseguiu fugir em outubro daquele ano. Cupertino trabalhava como caseiro de uma fazenda.
Quem era Rafael
Rafael Miguel era conhecido por sua atuação como Paçoca na novela “Chiquititas“, do SBT, e ter estrelado um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também participou de novelas da Globo, como “Pé na Jaca” e “Cama de Gato”.
Discussão sobre este post