A Globo está maturando a ideia de promover uma trinca de remakes às 21h. Além de uma nova versão de Renascer (1993), há o desejo de recriar histórias clássicas de Manoel Carlos e Gilberto Braga. Dessa maneira, o horário nobre seria ocupado durante dois anos por três adaptações de folhetins antigos, de acordo com informações do site NaTelinha.
Conforme repercutimos, a líder de audiência está preocupada com os baixos índices de sua principal faixa de novelas. Com o fracasso irremediável de Travessia, o canal aposta as fichas em sua substituta, Terra Bruta, produção que estreia em maio e leva a assinatura de Walcyr Carrasco, conhecido por sempre entregar bons números. Essa talvez seja a última trama original antes do “festival de remakes”.
Em janeiro de 2024, a Globo deve promover a estreia de Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi. O sucesso da nova versão de Pantanal (2022) pode ser considerado determinante para a emissora mergulhar no passado e resgatar histórias que marcaram o público. O mesmo público que vem rejeitando embarcar em narrativas inéditas, como Um Lugar ao Sol (2021), um fiasco ainda maior que Travessia.
A primeira ideia ventilada é recriar Por Amor (1997) e Laços de Família (2000) em uma novela só: o projeto uniria tramas e personagens das duas sinopses, em um esquema semelhante ao que aconteceu em Ti-ti-ti (2010), quando Maria Adelaide Amaral mesclou a obra homônima de 1985 com parte do enredo de Plumas e Paetês (1980). No entanto, também é possível que apenas um dos títulos seja reescrito.
Para quem não lembra, Por Amor gira em torno de uma troca de crianças: Helena (Regina Duarte) descobre que seu bebê nasceu saudável, mas o neto morreu. Para evitar o sofrimento da filha Eduarda (Gabriela Duarte), que não pode mais engravidar, a matriarca entrega seu caçula para a primogênita criar, sem que ela desconfie de nada, e sacrifica seu casamento com Atílio (Antonio Fagundes). O segredo só vem à tona no capítulo final.
Já Laços de Família começa focada no triângulo amoroso formado por Helena (Vera Fischer), o jovem médico Edu (Reynaldo Gianecchini) e a mimada Camila (Carolina Dieckmann), filha da protagonista. Depois de abrir mão do namorado em favor da jovem, a quarentona toma a decisão de engravidar quando descobre que a herdeira está com uma leucemia, e precisa de um doador de medula óssea para se curar.
Elas por Elas é o próximo remake
O horário das 18h também ganhará remakes. Ainda no segundo semestre deste ano, a Globo coloca no ar uma nova versão de Elas por Elas (1982), um dos grandes sucessos de Cassiano Gabus Mendes, recentemente adicionado ao catálogo do Globoplay. Adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores de Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), a trama deve substituir Amor Perfeito, que vem na sequência de Mar do Sertão.
Ambientada em São Paulo, a comédia romântica conta a história de sete mulheres, que foram colegas de escola e não se veem há 20 anos. Uma delas decide localizar as outras amigas para um reencontro. A partir disso, lembranças do passado somadas às coincidências do presente afetam a vida de todas elas. Outro destaque é o detetive Mário Fofoca, vivido pelo já saudoso Luis Gustavo.
Veja também | 13 novelas que a Globo perdeu as fitas e nunca mais serão reprisadas
Discussão sobre este post