| 2 meses atrás

Confira como estão os atores de ‘Por Amor’, 22 anos depois

A novela “Por Amor” está chegando ao fim no “Vale a Pena Ver de Novo”. Exibida originalmente entre 1997 e 1998, a trama de Manoel Carlos está em sua quinta exibição (fora a original, foram duas reprises na Globo e duas no Canal Viva). Os índices de audiência provam que o folhetim, já considerado clássico, sempre terá espaço na televisão.

“Por Amor” deve chegar ao fim como a segunda reprise mais assistida da década, ficando atrás somente de “Senhora do Destino” (2017).

Em 22 anos, muita coisa mudou. Confira como estão os atores principais deste grande sucesso nos dias de hoje:

Regina Duarte

Regina Duarte interpretou Helena. Foto: Reprodução/Divulgação

A atriz viveu, pela segunda vez, a heroína Helena, repetindo o sucesso de sua primeira composição: uma mulher amorosa, romântica e discreta que comete uma loucura condenável em nome do amor por sua filha.

Depois de “Por Amor”, Regina brilhou em diversos outros papéis de destaque na Globo, inclusive encarnando uma Helena de Manoel Carlos pela terceira vez, em “Páginas da Vida” (2006). Sua última novela foi “Tempo de Amar” (2017), como a madame Lucerne. Recentemente, justificou no “TV Fama” que sua ausência nas novelas se dá pela falta de um convite.

A veterana, hoje com 72 anos, se envolveu em polêmicas no meio artístico ao ser uma das poucas atrizes a declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Antonio Fagundes

Antonio Fagundes interpretou Atílio. Foto: Reprodução/Divulgação

O intérprete do protagonista Atílio seguiu sua carreira como galã maduro depois de mais um típico machão de Manoel Carlos. As atitudes de seu personagem vistas com olhar de 2019 vêm sendo criticadas pelos espectadores de “Por Amor”.

Afastado da Globo para descansar a imagem desde 2016, quando estrelou a problemática “Velho Chico“, Fagundes, já um setentão, está brilhando atualmente como o ranzinza Alberto, um milionário à beira da morte, em “Bom Sucesso”. Também pôde ser visto no começo do ano na minissérie “Se Eu Fechar os Olhos Agora”.

O público do Viva também tem a oportunidade de assisti-lo na reexibição de “Porto dos Milagres”, como o vilão Félix.

Gabriela Duarte

Gabriela Duarte interpretou Eduarda. Foto: Reprodução/Divulgação

Muito criticada pela mimada Eduarda no começo da carreira, a filha de Regina Duarte teve um pouco de dificuldade para se afirmar no meio artístico.

A grande guinada na carreira da atriz foi a divertida perua Jéssica, em “Passione” (2010). Em 2018, foi elogiadíssima por público e crítica por sua composição à amargurada Julieta, em “Orgulho & Paixão”.

No que tange à vida pessoal, Gabriela Duarte, atualmente com 45 anos, é casada desde 2002 com o fotógrafo Jairo Goldflus, com quem tem dois filhos, Manuela, de 13 anos, e Frederico, de 7.

Fábio Assunção

Fábio Assunção interpretou Marcelo. Foto: Reprodução/Divulgação

Se hoje é praticamente consenso entre os espectadores que Marcelo é um mocinho bastante controverso, pelo menos uma coisa não mudou: Fábio Assunção continua sendo um dos mais talentosos atores de sua geração.

Depois de “Por Amor”, o ator deu vida a uma série de personagens de destaque em novelas, séries e minisséries, como os mocinhos de “Coração de Estudante” (2002) e “Paraíso Tropical” (2007) e o vilão de “Celebridade” (2003).

Envolvido em escândalos e problemas em decorrência de sua luta contra a dependência química, o ator, de 48 anos, já esteve internado por algumas vezes. Seu último trabalho foi como Ramiro, na supersérie “Onde Nascem os Fortes” (2018).

Susana Vieira

Susana Vieira interpretou Branca. Foto: Reprodução/Divulgação

A diva que deu vida à megera Branca também seguiu sua exitosa carreira de veterana na TV. Entre tantos trabalhos, protagonizou a bem-sucedida “Senhora do Destino“, em 2004, e chegou a apresentar o extinto “Vídeo Show“. Sua última participação foi como a vilã Cora, na supersérie “Os Dias Eram Assim” (2017).

Aos 77 anos, lutando contra uma leucemia, Susana não tem medo do trabalho e poderá ser vista novamente como uma mulher malvada, a tia Emília, em “Éramos Seis”, próximo cartaz das 18h.

Vivianne Pasmanter

Vivianne Pasmanter interpretou Laura. Foto: Reprodução/Divulgação

A intérprete da obsessiva Laura ainda viria a encarnar outra peste de Maneco, a venenosa Shirley de “Em Família” (2014). Seu último trabalho foi um desafio: a porcalhona e vigarista Germana, de “Novo Mundo” (2017).

A atriz repetirá a parceria com Guilherme Piva na “continuação” da trama: “Nos Tempos do Imperador”, novela das 18h que deve suceder “Éramos Seis” em março do ano que vem.

Engajada nas causas sociais, Vivianne, hoje com 48 anos, é ativa em campanhas contra o câncer ou, ainda, em prol da doação de sangue. Ela é mãe de dois filhos: Eduardo, de 16 anos, e Lara, de 14.

Murilo Benício

Murilo Benício interpretou Leonardo. Foto: Reprodução/Divulgação

O tímido Leonardo foi apenas mais uma das boas composições da carreira do galã, que ganhou vários protagonistas depois de “Por Amor”. Dois deles, o Lucas de “O Clone” (2001) e o Danilo de “Chocolate com Pimenta” (2003), poderão ser vistos em breve no canal Viva.

Seu mais recente trabalho foi a série “Se Eu Fechar os Olhos Agora”. O galã, porém, está escalado para a próxima trama das 21h, “Amor de Mãe”, que deve estrear em novembro. Ele, inclusive, está namorando a autora da novela, Manuela Dias.

Carolina Ferraz

Carolina Ferraz interpretou Milena. Foto: Reprodução/Divulgação

A musa que viveu a bela Milena não renovou contrato com a Globo, e dificilmente voltará a dar as caras na emissora, com quem entrou em batalha judicial.

Seu último trabalho na TV foi em “Haja Coração” (2016), mas, de lá pra cá, já protagonizou o filme “A Glória e a Caça”, em 2017, e também a peça “Que Tal Nós Dois?”, em 2018.

Aos 51 anos, Carolina Ferraz é mãe de Valentina, de 25, e Isabel, de apenas 4. Atualmente, foca em projetos pessoais, especialmente em produção de conteúdo para a internet.

Eduardo Moscovis

Eduardo Moscovis interpretou Nando. Foto: Reprodução/Divulgação

O ator que viveu o piloto Nando é um pouco seletivo com seus papéis. Passou anos afastado das novelas, mas deu as caras recentemente na TV, em “O Sétimo Guardião”, e no cinema, no filme “O Doutrinador”.

Moscovis, agora com 51 anos, também pode ser visto como o protagonista Julião Petruchio, de “O Cravo e a Rosa” (2000), em cartaz no Viva.

Carolina Dieckmann

Carolina Dieckmann interpretou Catarina. Foto: Reprodução/Divulgação

Após a coadjuvante Catarina, Carolina seguiu uma premiada carreira. Seu grande momento na TV foi com Manoel Carlos, quando estrelou “Laços de Família” (2000). Sua última aparição na Globo foi em “O Sétimo Guardião”, como Afrodite.

Na época de “Por Amor”, Carolina era casada com o ator Marcos Frota, e engravidou durante a novela de Davi. Hoje, aos 41 anos, ela também é mãe de José, fruto do casamento com Tiago Worcman, seu marido desde 2007.

Regina Braga

Regina Braga interpretou Lídia. Foto: Reprodução/Divulgação

A atriz que viveu Lídia fez mais alguns trabalhos na Globo, como “Mulheres Apaixonadas” (2003) e “Ti-Ti-Ti” (2010). O mais recente foi “A Lei do Amor” (2016), como Sílvia.

Regina, que hoje tem 73 anos, é casada com o famoso médico Dráuzio Varella há quase quatro décadas. É mãe do ator Gabriel Braga Nunes.

Paulo José

Paulo José interpretou Orestes. Foto: Reprodução/Divulgação

Debilitado por causa da doença de Parkison, o medalhão que viveu Orestes pôde ser visto pela última vez como o Benjamin, de “Em Família”. Paulo José tem 82 anos.

Cecília Dassi

Cecília Dassi interpretou Sandrinha. Foto: Reprodução/Divulgação

A pequena prodígio que viveu Sandrinha cresceu diante das câmeras, emendando novelas como “Suave Veneno” (1999), “O Beijo do Vampiro” (2002) e “Alma Gêmea” (2005).

O derradeiro trabalho de Cecília Dassi foi no filme “Gonzaga: De Pai pra Filho”, em 2012. Contudo, desistiu da profissão para se dedicar à carreira de psicóloga. Aos 29 anos, ela mantém um canal no YouTube onde repercute temas relacionados à sua atual profissão.

Maria Zilda Bethlem

Maria Zilda Bethlem interpretou Flávia. Foto: Reprodução/Divulgação

A intérprete da amiga traíra de Helena, Flávia, teve como último trabalho fixo a Ema, de “Êta Mundo Bom!” (2016). Pode ser vista atualmente como Laura, na reprise de “Selva de Pedra” (1986), em cartaz no Viva.

Semanas atrás, Maria Zilda falou em uma entrevista sobre as aventuras amorosas e sexuais que viveu no auge da carreira. “Exercitei muito minha sedução. Comi todo mundo no Rio, em São Paulo, Nova York e Paris. Passava a régua! Eu olhava e dizia: Você!”, revelou sem pudores.

Além disso, a atriz, hoje com 65 anos, confidenciou que não pretende voltar a fazer novelas.

Marcelo Serrado

Marcelo Serrado interpretou César. Foto: Reprodução/Divulgação

O ator que viveu César imortalizou o divertido Crô, da novela “Fina Estampa” (2011), e já levou o personagem até para o cinema, em dois longa-metragens.

Sua última aparição na telinha foi em “O Sétimo Guardião”, como Nicolau. Pode ser visto ainda em “Porto dos Milagres”, no ar no Viva, como Rodolfo Augusto.

Aos 51 anos, Marcelo é pai de três filhos: Catarina, de seu relacionamento com a atriz Rafaela Mandelli, e os gêmeos Felipe e Guilherme, frutos do casamento com a bailarina Roberta Fernandes, sua atual esposa.

Cássia Kis

Cássia Kis interpretou Isabel. Foto: Reprodução/Divulgação

A intérprete de Isabel continuou sua carreira com papéis fortes e aclamados, dentre eles a megera Adma, de “Porto dos Milagres”, em reprise no Viva, que lhe rendeu todos os prêmios do ano de 2001.

Em 2018, participou de “Segundo Sol”, sua mais recente aparição na TV. Brevemente, será vista na série “Desalma“, no Globoplay.

Cássia Kis, aos 61 anos, tem quatro filhos e é casada desde 2009 com o psiquiatra João Baptista Magro Filho.

Leia também:
Saiba quais são as próximas novelas da Globo