| 1 mês atrás

‘Por Amor’: Foi Laura quem ligou para Eduarda? Maneco responde

Uma das mais polêmicas cenas do último capítulo de “Por Amor” voltou a gerar discussões nas redes sociais. Trata-se do momento meio macabro em que Eduarda (Gabriela Duarte) se apavora ao atender o telefone e ouvir a mesma perturbadora música de ninar que Laura (Vivianne Pasmanter) colocava para infernizá-la.

A questão é que, a essa altura, a vilã já havia morrido. O mistério ficou no ar: será que era Laura? O corpo dela não foi encontrado depois da queda do helicóptero, deixando a possibilidade em aberto. À época do final da trama, em 1998, o autor Manoel Carlos esclareceu o mistério em uma entrevista.

“Foi ela mesmo. Quem sabe eu não vá fazer um grande retorno de Laura?”, declarou Maneco.

A afirmação, claro, foi feita em tom bem-humorado. A possibilidade de Laura estar viva não foi a única questão deixada em aberto pelo roteiro: com quem Marcelinho ficou? Helena (Regina Duarte) e Atílio (Antônio Fagundes) reataram o casamento?

Marcelinho. Foto: Reprodução

Embora não tenha tido uma explícita cena explicando que o garoto terminou sendo criado pelos pais biológicos nem uma em que o arquiteto volta a viver com a ex-mulher, o roteiro deixou tudo subentendido na cena final, quando Marcelinho corre para dar as mãos para Helena e Atílio.

Há quem acredite, porém, que o menino ficou com Eduarda e Marcelo (Fábio Assunção) mesmo e que o casamento de Atílio e Helena não teve salvação.

Segundo entrevistas dadas na época, Manoel Carlos afirmou que o que ficou nas entrelinhas era justamente o que ele havia pensado: sim, Atílio e Helena terminaram juntos e Marcelinho passou a viver com os pais que o colocaram no mundo após a revelação.