31 anos de idade, 1,89 de altura, solteiro… Rafael Calomeni ganhava a vida fazendo publicidade e atuando em desfiles de moda antes de conseguir sua grande chance em Mulheres Apaixonadas (2003). Obteve o papel na trama porque caiu nas graças do autor Manoel Carlos — que, em seu folhetim anterior, Laços de Família (2000), apostou no então novato Reynaldo Gianecchini.
Antes de estourar no horário nobre da Globo, o galã já havia aparecido no SBT, interpretando um detetive em Marisol (2002). Seu currículo pregresso também conta com a novela O Campeão (1996), na Band. Após alcançar notoriedade como Expedito em Mulheres Apaixonadas, o ator viveu um peão em América (2005) e um vilão em Sete Pecados (2007). Sem outras oportunidades na líder de audiência, migrou para a Record, onde fez Promessas de Amor (2009) e outros trabalhos.
No entanto, Calomeni não dá mais expediente na telinha há quase dez anos, desde que participou da série bíblica Milagres de Jesus (2014), na Record. Ele se afastou dos estúdios de gravação para cuidar de um sobrinho de seis anos que enfrentava um câncer. A criança, infelizmente, acabou falecendo durante a luta contra a doença.
Enquanto superava o drama familiar, o ator decidiu investir na carreira como diretor e, recentemente, seu primeiro filme, Horizonte, foi premiado no Festival de Cinema de Vassouras.
Na novela das oito
Rafael Calomeni enfrentou testes para abocanhar o papel em Mulheres Apaixonadas. As comparações com Gianecchini foram inevitáveis. Jovem, bonito e ex-modelo, ele foi chamado para viver um personagem que se envolve com uma mulher mais velha, assim como o colega em Laços de Família. Em vez de Vera Fischer, a gatona de meia idade aqui era Susana Vieira, que vinha a ser sua patroa na história.
O romance, contudo, ficou longe de ter os holofotes de protagonismo dentro da novela. Expedito praticamente entrava mudo e saía calado de todas as cenas. “Lógico que todo mundo tem a expectativa de que o Expedito se mostre mais, fale mais… Mas Manoel disse que todos iriam desenvolver seus personagens”, comentou Calomeni em entrevista à Folha de S.Paulo na época.
A relação com Susana nos bastidores também não parecia ser das melhores, segundo ela própria deu a entender anos depois. Em 2016, quando apresentava o extinto Vídeo Show, a atriz relembrou um episódio de bastidor com um jovem ator. Ela não citou o nome, mas deu dicas suficientes para o público especular que se tratava de seu par romântico na trama em questão:
Aos 51 anos, Rafael Calomeni tem dois filhos, frutos de um casamento de quase uma década com a dentista Flávia Belchior.