A Globo já cravou a data do último capítulo de Amor Perfeito. No ar na faixa das 18h, a novela estrelada por Camila Queiroz acaba dia 22 de setembro, após 161 capítulos exibidos. Na segunda (25), estreia Elas por Elas, remake do folhetim de Cassiano Gabus Mendes, sucesso em 1982.

A adaptação está sendo feita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, responsáveis pela elogiada Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), trama de péssima lembrança para a emissora. Os autores prometem repaginar a história em vários sentidos e até evitam chamar a nova produção de remake, preferindo definir como uma releitura.
Uma das principais mudanças de Elas por Elas de 2023 em relação ao enredo de 40 anos atrás será seu tom romântico, de modo a ficar mais de acordo com o horário do fim de tarde. A primeira versão, para quem não sabe, foi ao ar na faixa das 19h, pendendo naturalmente para o lado da comédia.
Elas por Elas é conhecida por contar com nada menos que sete mulheres protagonistas. Todas as atrizes já estão escaladas: Deborah Secco, Thalita Carauta, Monica Iozzi, Isabel Teixeira, Maria Clara Spinelli, Karina Teles e Kézia Estácio. Personagem imortalizado por Luís Gustavo, o detetive Mario Fofoca foi entregue a Lázaro Ramos, que retorna às novelas após quase uma década dedicado a outros formatos.

O elenco conta ainda com Cassio Gabus Mendes, Mateus Solano, Marcos Caruso, Monique Alfradique, Valentina Herszage entre outros nomes. Eduardo Moscovis também está no time, mas apenas em participação especial. O ator, que geralmente recusa convite para novelas, foi chamado para interpretar o marido da personagem de Deborah Secco, e acaba morrendo nos primeiros capítulos.
Quanto às locações, a Globo tem uma logística pronta. Enquanto a obra original era ambientada em São Paulo, a adaptação se passará no Rio de Janeiro, onde o canal consegue otimizar e até mesmo economizar os custos das gravações. Os trabalhos estão programados para começar nesta segunda, 17 de julho, sob a direção de Amora Mautner.
Substituta de Elas por Elas
O remake de Elas por Elas deve ter a mesma duração de Amor Perfeito, ou seja, seis meses de tela. Em abril de 2024, o horário das 18h volta a contar com uma história de Lícia Manzo, que já passou por ali com A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015).
A escritora, vale lembrar, assinou recentemente Um Lugar ao Sol (2021), para a faixa das 21h. Exibida completamente gravada, a novela estrelada por Cauã Reymond passou em branco, ignorada pelo público.
O próximo folhetim de Manzo, chamado provisoriamente de O País de Alice, pretende trazer como protagonista um rosto não muito conhecido, assim como Barbara Reis em Terra e Paixão. Natalia Grimberg, que comandou Cara e Coragem (2022), é quem vai assumir a direção artística.