Acredite se quiser: Terra e Paixão está em vias de se tornar a mais longa novela da faixa das 21h desde Selva de Pedra, exibida em 1972 – sim, 51 anos atrás. Isso porque a Globo intenciona dar mais tempo para a produção de Renascer, a substituta, organizar os trabalhos — as gravações já começaram, mas estão atrasadas.
Porém, Walcyr Carrasco não está muito satisfeito com essa possível ordem, provocando assim mais uma crise nos bastidores da trama atualmente no ar. Segundo o site Notícias da TV, o autor teria recusado a proposta de prolongar o folhetim para além dos 221 capítulos combinados. Lembrando que, com essa marca, Terra e Paixão já é a maior novela do horário nos últimos 10 anos.
A emissora, entretanto, quer um esticamento de uma ou até duas semanas. Ou seja, ao invés de terminar no dia 19 de janeiro, a saga de Aline (Barbara Reis) e do clã La Selva pode se estender até 2 de fevereiro, fechando com incríveis 233 capítulos. Nesse horário, apenas Selva de Pedra, O Homem que Deve Morrer (1971) e Irmãos Coragem (1970), todas criadas por Janete Clair, superaram tal número.
Isso seria um grande desafio para Carrasco, que está conduzindo sua novela ao mesmo tempo em que enfrenta problemas de saúde. Recentemente, ele passou por cirurgias nos olhos e na perna, e viu-se obrigado a trabalhar no hospital, contando com a ajuda de Thelma Guedes e Márcio Haiduck.
Além disso, o dramaturgo não tem mais de onde tirar enredo para sustentar a história, haja vista que, para melhorar os índices de audiência, foi necessário antecipar acontecimentos — que a sinopse previa para mais tarde — e elaborar novas reviravoltas do nada. Em outras palavras, Terra e Paixão já está dando nó em pingo d’água para prender o público.
A nova versão de Renascer, por sua vez, vem sendo tratada como a nova galinha de ovos de ouro. Não é segredo que a Globo espera que o remake — da obra original de 1993 — repita o sucesso de Pantanal (2022). Para tanto, uma enorme divulgação vem sendo planejada. Resta saber agora a data exata da estreia. Se adiada, a novela corre o risco de começar às vésperas do Carnaval, o que seria uma péssima ideia.
Renascer nascendo
O pontapé inicial das gravações de Renascer já foi dado. Atores que vão aparecer na primeira fase da trama desembarcaram em Ilheus, no sul da Bahia, nos últimos dias. De todos, Humberto Carrão é o mais requisitado, pois interpreta a versão jovem do protagonista vivido posteriormente por Marcos Palmeira. No original, essa parte durou cinco capítulos, começando pela chegada do personagem à região. Ele prospera como produtor de cacau, se apaixona por uma cabocla, vê quatro filhos nascerem e termina por enterrar a mulher — morta no parto do quarto herdeiro.
O elenco da adaptação conta com Juliana Paes, Vladimir Brichta, Antônio Calloni, Juan Paiva, Sophie Charlotte, Marcello Melo Jr. entre outros. Confira mais detalhes no link a seguir: