Terra e Paixão estreia hoje (8) na faixa das 21h da Globo, com a missão de recuperar o público que fugiu da frente da televisão durante os meses em que Travessia ficou no ar. A emissora está confiante no sucesso da história, que leva a assinatura de Walcyr Carrasco. A prova disso é que, pela primeira vez em nove anos, uma novela do horário vai ultrapassar a marca de 200 capítulos.
Quando acaba Terra e Paixão? Já é certo que o folhetim contará com 221 capítulos, estendendo-se até janeiro de 2024. A última novela da emissora a chegar perto dessa marca foi Império, exibida em 2014, que somou 203 episódios. Curiosamente, a recém finalizada trama de Glória Perez, com seus 179 capítulos, acabou sendo a produção mais longa da faixa desde então.
Com oito meses de duração, Terra e Paixão torna-se uma volta ao passado, quando a Globo esticava suas novelas ao máximo. Na década de 1990, obras com mais de 200 capítulos eram bastante comuns na telinha. Apenas alguns exemplos: Renascer (1993), A Próxima Vítima (1995), O Rei do Gado (1996) e A Indomada (1997).
Já nos anos 2000 isso tornou-se praticamente uma regra do horário das 21h. Somente Paraíso Tropical (2007), com 179, e A Favorita (2008), que teve 197, não ultrapassaram a barreira das duas centenas de episódios. Até mesmo produções das faixas das 18h e 19h seguiram a mesma cartilha, como foram os casos de Alma Gêmea (2005) e Kubanacan (2003).
Sobre Terra e Paixão
A história se passa na cidade ficítica de Nova Primavera, no interior do Mato Grosso do Sul, e traz como protagonista Aline (Bárbara Reis), uma professora que vê sua vida desmoronar ao ter o marido, Samuel (Ítalo Martins), assassinado. O homem é um pequeno produtor de terras, que acaba alvo de uma tocaia tramada pelo poderoso fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos).
O latifundiário deseja abocanhar o pequeno pedaço de terra de Aline, mas a viúva decide que é hora de enfrentar a vida e recomeçar. Mesmo sem nunca ter plantado uma semente sequer, ela passa a contar com a ajuda do fiel amigo Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, para brigar pela posse de suas terras e se firmar na região.
A mulher ainda passa a contar com o apoio dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), dois irmãos que vivem em pé-de-guerra e que acabam se apaixonando por ela. Os rapazes são filhos de Antônio. Caio mantém uma péssima relação com o pai, que o culpa pela morte da própria mãe, que falecera no parto.
Veja também | Ficou a saudade! Relembre os atores de O Rei do Gado que já morreram
O primogênito ainda sofre com a perseguição da perversa Irene (Glória Pires), segunda mulher de Antônio e mãe de Daniel, que faz o que pode para manipular o marido contra Caio. O desejo da matriarca é transformar Daniel no novo líder dos negócios do fazendeiro, embora seja Caio quem conheça o agronegócio da região como ninguém.
Dúbio, o primogênito é capaz de gestos de generosidade, como salvar a vida de Aline e de seu filho do atentado tramado por Antônio, mas também não mede esforços para abocanhar o comando dos negócios da família. Já Daniel tem um coração puro: acaba sinceramente apaixonado por Aline, embora seja noivo da ambiciosa Graça (Agatha Moreira).
Veja também | Confira aqui o resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Discussão sobre este post