Giovanni (Filipe Bragança) não é filho de Helena (Isabel Teixeira) e Jonas (Mateus Solano) em Elas por Elas. É muito provável que Ísis (Rayssa Bratillieri) é que seja herdeira do empresário, que teve um romance com sua mãe, Adriana (Thalita Carauta), na juventude. Até ser finalmente resolvido, esse imbróglio promete movimentar a novela das seis.
Após o teste de DNA espantar as suspeitas e comprovar que Isis e Giovanni não são irmãos, Miriam (Paula Cohen) ratifica que o exame realmente nunca poderia indicar um parentesco entre eles, uma vez que o rapaz não tem o sangue da família de Sérgio (Marcos Caruso). “Mesmo que a menina fosse filha do Jonas, o exame teria dado negativo”, pontua a chantagista.
A enfermeira, na verdade, cometeu um crime a mando do ex-presidente da Heláne. “Os bebês foram trocados. O verdadeiro filho da Helena morreu. Troquei o seu neto morto por um bebê saudável. Um menino, como você sempre quis”, relembra ela, enquanto um flashback mostra que a personagem de Isabel Teixeira passou muito mal após o parto.
Quando percebeu que o neto não sobreviveria, Sérgio pagou Miriam para trocar as pulseiras no berçário. Assim, Giovanni foi criado como filho de Helena e Jonas. O casal nem desconfia. Para manter o segredo bem guardado, a enfermeira exige uma bolada e ainda obriga o ricaço a lhe suportar na sua casa. “Demônia!”, se enfurece ele.
Original x remake
Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão mudaram significativamente esse enredo no remake de Elas por Elas. Na novela original, exibida em 1982, a troca das crianças na maternidade fez com que Helena (Aracy Balabanian) e Adriana (Esther Góes) criassem o neném uma da outra sem saberem. Os jovens, aliás, tinham nomes diferentes: Mirian (Tássia Camargo) e Gil (Lauro Corona).
Miguel (Mário Lago) ansiava por um herdeiro homem para assumir os negócios da família, mas a filha lhe deu uma neta. Sabendo que Helena não poderia engravidar outra vez, o idoso subornou Eva (Nathalia Timberg) para realizar seu desejo, trocando os recém-nascidos.
A nova versão alterou tais detalhes por considerar que hoje em dia, com a popularização dos exames de ultrassonografia, não seria verossímil a troca de dois bebês de sexo diferentes. Dessa maneira, ficou definido que o filho de Helena morreu ao nascer e Giovanni era um menino qualquer no berçário. Isis, portanto, não foi gerada pela dona da Heláne, mas Jonas tem grandes chances de ser seu pai.