A Record desistiu de reprisar “Vitória”, novela exibida originalmente em 2014, no lugar de “Prova de Amor” (2005). A emissora voltou atrás após receber críticas de parte do público nas redes sociais e até mesmo de um ator que participou da produção. A abordagem do neonazismo que a trama de Christianne Fridman trouxe foi considerada inoportuna no atual momento.
Em substituição à novela de Tiago Santiago, a emissora reexibirá “Chamas da Vida” (2008), também de autoria de Fridman. A estreia está marcada para o próximo dia 28, de acordo com informações de Flávio Ricco, do portal R7. Nos primeiros dias, as duas histórias dividirão o horário entre o “Balanço Geral” e o “Cidade Alerta”.
A Record optou pela troca de folhetins para fugir de polêmicas e evitar uma possível rejeição à reapresentação de “Vitória”, muito embora a história tenha tratado o neonazismo em tom de denúncia. Recentemente, o tema ganhou holofotes na mídia por atitudes controversas do youtuber Monark e do comentarista político Adrilles Jorge, da Jovem Pan News.
Em entrevista ao jornal O Globo, o ator Marcos Pitombo se manifestou contra a volta da novela. O galã interpretou Paulão, um dos nazistas da trama. “Reproduzíamos um discurso de ódio em que, claro, ninguém do elenco acreditava. O pior é que recebíamos mensagens de apoio de parte do público”, disse ele à publicação.
“O problema se dá pelo momento atual do nosso país e pela ascensão desse movimento. A questão é bem mais complexa”, afirmou o ator, desta vez em seu perfil no Twitter.
Essa é a segunda vez a Record derruba um repeteco de “Vitória” considerando os mesmos motivos. O canal pretendia reexibir o título em 2019, mas voltou atrás por causa de um massacre em uma escola na cidade de Suzano, na Grande São Paulo, onde oito pessoas foram assassinadas por dois jovens que emularam práticas nazistas.
Já reprisada entre 2015 e 2016, “Chamas da Vida” vem com a missão de manter os bons números de audiência de “Prova de Amor”, entre 5 e 7 pontos, o que é suficiente para deixar a Record na vice-liderança. A novela fez sucesso em sua exibição original, sendo considerada uma das melhores produções de dramaturgia da casa.
A história é centrada no romance entre o bombeiro Pedro (Leonardo Brício) e a produtora Carolina (Juliana Silveira), que se apaixonam após um incêndio. O elenco conta ainda com Lucinha Lins, Bruno Ferrari, Dado Dolabella, Andréia Horta, Amandha Lee, Letícia Colin entre outros.
Discussão sobre este post