Em As Filhas da Mãe (2001), o romance de Ramona (Cláudia Raia) e Leonardo (Alexandre Borges) sofre um enorme revés quando ele descobre que ela é uma mulher transexual.
Sentindo-se enganado, o bonitão reage muito mal, vomita seus preconceitos e chega a ameaçar agredir a amada: “A minha vontade é de enfiar a mão na sua cara”.
O segredo é escancarado pela venenosa e mal-amada Tatiana (Andrea Beltrão), que detona que um dia a irmã já se chamou Ramon. E isso logo quando Ramona já tinha criado coragem para explicar tudo tintim por tintim a Leonardo.
Após detonar a bomba, Tatiana sai de cena, muito sonsa. O filho de Arthur (Raul Cortez), impactado com a descoberta, acusa Ramona de tê-lo feito de bobo.
“Na verdade, eu nunca soube nada de você. Só me enganou, só me fez de idiota… Você é uma mentira ambulante! Fez gênero o tempo todo, bancou a dama misteriosa e me fez de besta!”
Leonardo
A estilista, então, se defende: “Por que você acha que eu sempre brequei os seus avanços? Porque eu queria te contar antes que a gente se amasse completamente”.
Com nojo de lembrar os beijos apaixonados que trocou com Ramona, o conquistador chama-a de “invertido” e ganha um soco no meio da cara. “Eu sou mulher!”, vocifera ela, arremessando Leonardo com força sobre o sofá.
Nisso, a governanta Margot (Jacqueline Laurence) chega e põe fim à briga, expulsando o rapaz.
Depois, Ramona chora suas pitangas com a mãe, Lulu (Fernanda Montenegro), e até cogita sumir do mapa, pois imagina que Leonardo jamais a perdoará.
Por sua vez, o personagem de Alexandre Borges, que sempre foi um grande garanhão, passa a viver em conflito por amar uma mulher trans, que, inclusive, ele já conhecia antes da transição.
Relembre também | Capitu revela segredo e deixa coração de Fred sangrando: ‘Sou prostituta’