Fernanda ameaça voltar a ser garota de programa se Téo a impedir de trabalhar no hotel. Marcos obriga Fred a entrar em seu carro e o leva para a beira de um precipício, avisando que ali eles terão uma conversa de homem pra homem. Em alucinação, Heloísa começa a ver Sérgio e Dirce se pegando em todos os lugares e acelera o carro com tudo. Leila se apavora. O carro capota. Heloísa fica inconsciente.
Heloísa e Leila são levadas para o hospital. Rafael alerta Téo que Fernanda ainda o ama, mas o músico acha que ela sente apenas gratidão por ele tê-la tirado das ruas. Marcos insiste em saber se Fred está apaixonado por Raquel. Fred garante que é apenas amigo de Raquel. Raquel se assusta ao saber que Fred saiu de carro com Marcos. Santana coloca bebida em vidros de perfume e de remédio. Marcos obriga Fred a sair do carro e, à beira do precipício, avisa que já deu sumiço em outro aluno que vivia atrás de sua mulher. Marcos deixa Fred sozinho na estrada isolada. Leila e Heloisa são transferidas para a clínica de Onofre.
Marcos mente que só deu uma carona para Fred e conta que está comprando uma joia para Raquel. Heloísa chama por Sérgio. Luciana avisa que elas estão fora de perigo. Marina garante que quer ser mãe e ficará grávida em breve. Sílvia combina sair com Caetano. Rodrigo propõe que Cláudio vá à sua casa e se encontre com Edwiges. Fred volta para buscar sua bicicleta e Raquel pergunta se Marcos o machucou. Fred diz que estará sempre por perto. Sérgio fica arrasado ao saber do acidente. Luciana sugere que Heloisa seja examinada por um psiquiatra. Cláudio dá uma desculpa para não levar Gracinha à casa de Rodrigo. Helena e César se encontram no quarto de Heloisa.
Raquel chama Marcos de covarde, mas ele recusa-se a brigar. Rodrigo finge surpresa quando Cláudio chega. Edwiges estremece. No hospital, Heloísa balbucia o nome de Sérgio e, quando abre os olhos, ele está na sua frente. Heloísa pede que Sérgio jure não estar tendo um caso e insiste que ele fale que vai voltar para ela. Sérgio pondera que não é hora de conversar sobre a separação. Heloísa pede um carinho no rosto e chora. Marcos insiste em sair para jantar. Raquel volta a falar de sua preocupação com Fred, e Marcos ameaça ter uma nova conversinha com ele. Para acalmar o marido, Raquel aceita sair. Marcos dá uma pulseira de presente a Raquel e exige que ela use um colar.
Cláudio oferece uma carona de moto para Edwiges, que hesita, mas acaba aceitando. Cláudio confessa que não consegue esquecer Edwiges e pede que ela diga que não o ama. Edwiges não consegue dizer que não o ama. No rádio, começa a tocar a música deles. Cláudio tira Edwiges para dançar, e os dois se beijam intensamente à beira da piscina. Santana garante a Adelaide que não é alcoólatra, somente infeliz. Expedito está nervoso por causa do desfile. Carlota fica aflita com a falta de uma das modelos. Lorena sugere que Estela seja a substituta. Edwiges insiste em saber se Cláudio dormiu com Gracinha e ele não consegue mentir. Edwiges dá uma bofetada na cara de Cláudio.
Edwiges rasga todas as fotos de Cláudio. Dóris estoura com a demora do avô no banheiro. Carlão ameaça expulsar Dóris de casa. Heloísa pede para Luciana ligar para Sérgio e insiste que ele vá visitá-la. Téo se mostra surpreso ao ver Fernanda no hotel. Direto ao ponto, ela quer saber quando começa a trabalhar e acaba discutindo com Téo. Rafael suplica que eles não façam escândalo. Helena entra na sala de César e implora que ele a ouça, pois precisa falar sobre os dois. Luciana entra, interrompendo a conversa. Raquel fica tensa quando Fred emparelha com ela enquanto anda de bicicleta. Marcinha passa de carro e vê os dois juntos. Sob tensão, Raquel quase é atropelada ao atravessar a rua.
Marcos avisa Raquel que vai quebrar o pescoço de Fred se eles continuarem se encontrando. Fernanda afirma que vai partir para a guerra: provar que Lucas é seu filho e tirá-lo de Helena. Diante da ameaça, Téo pede que Rafael corra atrás de Fernanda e ofereça-lhe o emprego. Gracinha pede uma carona para Cláudio. Marta deixa claro para Celeste que não aprova a relação dos dois e insiste que ela deve alertar a filha para não frequentar a cama de seu filho. Santana pede ao entregador que compre duas garrafas de bebida. Heloísa fala obsessivamente de Sérgio, e Helena explode com ela. Helena chora por não poder cuidar da própria vida, pois a irmã vive lhe dando preocupações.
Diogo volta de viagem e reclama por Marina ter ligado sem parar. Heloísa faz planos para o futuro com Sérgio, que fica incomodado. Helena jura que só poderá ser feliz com César. Um beijo arrebatador acontece entre os dois. Sérgio não sabe como dizer a Heloisa que nunca mais vai viver com ela. Santana senta-se diante das duas garrafas de bebida e chora. Fernanda comenta com Vilma que não teria coragem de tirar Lucas de Helena. Diogo joga charme para Gracinha. Marina acha que seu casamento vai mal por causa do aborto e acusa a mãe de ter torcido por isso. Leandro aconselha Sérgio a viajar para bem longe. Heloisa fecha a cara quando um psiquiatra entra em seu quarto.
Heloísa acaba se abrindo com o psiquiatra. César liga para Helena sugerindo que ela passe na clínica. Sílvia toma banho e se prepara para o encontro. O psiquiatra explica a Helena o problema de Heloisa, sob o olhar de César. Sílvia passa para o carro de Caetano e coloca a sua necessaire no banco de trás. Helena mente que está sem carro e pede uma carona a César. O desfile começa. Vidinha, Lorena e Dóris torcem por Expedito. Helena sugere um restaurante, mas César não aceita o convite. Marina tem uma crise de ciúmes e Diogo reclama que a esposa está igual a Heloísa. Ela dá-lhe um tapa na cara e ele revida. Marina parte para cima do marido e, chorando, se tranca no quarto.
César é rude com Helena, que o obriga a parar o carro. Ela ameaça saltar, mas desiste. Caetano aprova a transformação de Sílvia no forró. Estela é a estrela do desfile para os fotógrafos. Vidinha comenta que Sérgio ficaria lindo na passarela. Lorena recrimina o interesse da filha pelo marido de Heloisa. Expedito faz o maior sucesso no desfile. Helena pede desculpas, mas insiste que César deveria tratá-la bem ao menos em nome da história de amor que viveram. Ele garante só se lembrar dos momentos ruins. Ela declara o seu amor e os dois acabam se beijando. Uma batida no vidro do carro interrompe o momento romântico: é Diogo, que olha surpreso, ao confirmar que não é Luciana, mas sim Helena.
VEJA TAMBÉM: Resumo dos capítulos de Terra e Paixão