Rodrigo Phavanello estreou nas novelas em Alma Gêmea (2005). Ele tinha 28 anos, mas já conhecia a fama desde o fim de sua adolescência, com a experiência de integrar a boyband Dominó, um grande sucesso na década de 90. A música Baila Baila Comigo, por exemplo, foi uma febre.
Hoje, aos 47 anos, o ator está muito bem casado e acumula trabalhos na Globo e na Record em seu currículo. Ele também já enfrentou o desafio de viver confinado em um reality show e, mais recentemente, fez uma novela fora do Brasil.
Por onde anda Rodrigo Phavanello?
Antes de investir na atuação, Rodrigo Phavanello posou nu duas vezes para a revista G Magazine, em 1999 e 2001.
“A primeira vez que eu vi uma ‘grana’ muito alta foi com o cachê da revista. Para mim, na época, era um dinheiro que achei que nunca ganharia na minha vida. Minha mãe era uma negociante muito boa e fechou uma porcentagem para mim. Deu para comprar um apartamento.”
Rodrigo Phavanello, em uma recente entrevista ao UOL
A virada de chave na vida do ex-astro da música veio com a oportunidade na novela de Walcyr Carrasco, na pele de Roberval. Apaixonado, o ajudante de barbeiro aceita casar com Dalila (Fernanda Machado), que está grávida de outro, e acaba descobrindo-se herdeiro de um rico fazendeiro.
“Alma Gêmea foi minha primeira novela, um divisor de águas na minha carreira. Antes, eu fazia uma participação no Sítio do Picapau Amarelo. A produtora de elenco, então, me chamou pra fazer um teste para a novela.”
Rodrigo Phavanello, em uma recente entrevista à Quem
O personagem cresceu além do inicialmente previsto durante a trama, que foi um fenômeno de audiência na faixa das 18h da Globo. Phavanello ainda destacou-se em mais duas novelas do Plim Plim, O Profeta (2006) e Sete Pecados (2007), antes de migrar para a Record.
Na nova casa, o ator compôs o elenco de Ribeirão do Tempo (2010), Balacobaco (2012) e Vitória (2014). Nesta última, substituiu Dado Dolabella, mandado embora após um desentendimento nos bastidores.
O galã apareceu ainda nos folhetins bíblicos da emissora, como a minissérie Rei Davi (2012) e as novelas A Terra Prometida (2016) e Gênesis (2021).
Em 2019, Rodrigo topou participar da 11ª temporada do reality A Fazenda e conseguiu ir longe no jogo. Foi o último eliminado, com o mérito de um quarto lugar. A edição foi vencida pelo modelo Lucas Viana.
O ator não ganhou o prêmio milionário, mas foi lá que conheceu sua esposa, a modelo Sabrina Paiva.
“Não ganhei um milhão, mas ganhei um mulherão, que é o amor da minha vida! E a gente continua até hoje.”
Rodrigo Phavanello, em entrevista à Contigo
Quando questionado se aceitaria entrar em outro reality do tipo, o ex-peão diz que uma vez já foi suficiente para matar a curiosidade.
O bonitão segue trabalhando como ator. Atualmente, ele está em cartaz no teatro com a peça Desinfluencers – A Comédia das Celebridades, onde interpreta um homem gay que finge ser hétero para alcançar o sucesso nas redes sociais.
Já em televisão, Phavanello mergulhou recentemente na teledramaturgia africana, participando da novela Mahinga (2023), produzida em Angola.
“Eu sou um sagitariano nato, aventureiro, adoro conhecer pessoas, lugares, experiências novas. Fiquei oito meses, foi muito incrível essa experiência.”
Rodrigo Phavanello, em entrevista à Contigo
Veja também | Qual o final de Dalila em Alma Gêmea? Ambiciosa paga língua e corta um dobrado para provar seu amor