O romance de Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond) nunca cativou o público de Terra e Paixão. Apesar das tórridas cenas de amor, seja no rio ou no paiol, o casal protagonista desperta pouco interesse, conseguindo a proeza de ser eclipsado por enlaces coadjuvantes da trama, como Lucinda (Debora Falabella) e Marino (Leandro Lima) — o delegado, aliás, vem trilhando um caminho de redenção que o coloca como o herói mais interessante da novela.
Walcyr Carrasco, contudo, ainda quer que a audiência torça por Aline e Caio. Nesta semana, um novo arco criado pelo autor pode ser a última chance disso acontecer. Após o golpe aplicado por Irene (Gloria Pires), a agricultora perde suas terras, mas mostra que tem sangue quente correndo nas veias e parte para o confronto, prometendo destruir os La Selva. Ela invade a mansão, quebra toda a louça de jantar e garante que não vai dar um dia de sossego aos inimigos.
A personagem de Barbara Reis recebe o apoio incondicional do noivo, que decide romper laços com a família definitivamente. “A Irene roubou essas terras, ela enganou a Aline. Não precisa fingir que não sabe disso. Mas eu quero avisar: se as terras da Aline não forem devolvidas, você que espere. Eu vou acabar com todos vocês!”, afirma o rapaz a Antônio (Tony Ramos).
Os apaixonados, no entanto, enfrentarão uma fase separados. Devastada com a rasteira que levou, Aline acha melhor terminar o noivado, pois avalia que tudo de ruim aconteceu na sua vida desde que se envolveu com o filho de Antônio, que sempre quis se apossar de sua propriedade. Esse período dramático, onde um sofre longe do outro, é um clichê de qualquer história de amor, sendo um artifício para despertar no público o desejo por um desfecho feliz.
Entretanto, neste caso, o efeito pode não ser o esperado. Antes de tudo, a virada que a novela das 21h dá agora só prova o quanto Aline e Caio são otários de caírem em um golpe tão manjado e primário. Nas redes sociais, ao invés de causar comoção, a viúva é detonada por ter assinado os tais documentos sem ler, dando de bandeja tudo o que é seu para os vilões.
Além disso, o romance em si dos protagonistas não tem um conflito consistente. Até agora, Graça (Agatha Moreira) não funcionou como avatar da discórdia entre eles. Jonatas (Paulo Lessa), que prometia brigar pelo coração da mocinha, também não disse a que veio. Aliás, como Aline e Caio não emplacaram, essas outras relações poderiam ser facilmente testadas como um plano B. Ainda há tempo, tendo em vista que a saga rural tem mais de três meses pela frente.