O Vale a Pena Ver de Novo se tornou uma caixinha de surpresas. Este ano, reapresentou A Favorita (2008), que muitos acreditavam que jamais seria reexibida em razão de sua trama forte e dramática. Na sequência, veio a terceira reprise de O Rei do Gado (1996), cuja última passagem pela sessão foi em 2015.
Por isso, avaliamos a seguir a possibilidade de alguns títulos voltarem ao ar. Entenda, por diversos fatores, quais são as chances de eles voltarem à faixa vespertina da Globo, seja o Vale a Pena Ver de Novo, seja a Edição Especial que hoje transmite Chocolate com Pimenta.
Amor à Vida (2013)
Altas chances. A história de Walcyr Carrasco imortalizou personagens como o vilão Félix (Mateus Solano) e a divertida Valdirene (Tatá Werneck). O folhetim quase foi ao ar em edição especial no horário das 21h durante a pandemia. Mais dia, menos dia, é muito provável que a novela volte a ser exibida no Vale a Pena Ver de Novo, em razão de seu sucesso popular. Lembrando que ano que vem a produção completa 10 anos.
Salve Jorge (2012)
Baixas chances. São muitos os pedidos do público por uma reprise da novela de Glória Perez. Mas fato é que a saga de Morena (Nanda Costa) foi considerada um verdadeiro fiasco em sua primeira exibição. Na época, a novela foi alvo de muitas críticas por furos de roteiro e direção, e derrubou a audiência da antecessora, Avenida Brasil.
Alma Gêmea (2005)
Altas chances, mas depende. As histórias de Walcyr Carrasco costumam fazer muito sucesso em suas reprises, mas a faixa Edição Especial parece ter saturado, por hora, o formato de comédias românticas de época, exibindo em sequência O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta. É improvável que a saga de Ana Francisca (Mariana Ximenes) dê lugar à história de amor de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), mas esta última deve ainda regressar um dia.
A Viagem (1994)
Altas chances. A última exibição da saga espiritualista de Ivani Ribeiro na TV aberta foi em 2006 e fez muito sucesso. Sempre em alta no imaginário popular, a saga do vingativo espírito Alexandre Toledo (Guilherme Fontes) é garantia de boa audiência, e pode ser que ganhe uma exibição na Edição Especial em breve.
Viver a Vida (2009)
Baixas chances. Também não é incomum que cobrem da Globo uma reapresentação da novela de Manoel Carlos, mas vale lembrar que o folhetim de 2009 enfrentou rejeição e baixa audiência à época, sendo superada pela então trama das 19h, Caras & Bocas, em alguns capítulos. A protagonista Helena (Taís Araújo) foi muito criticada e a personagem é até hoje um trauma na carreira da atriz.
Paraíso Tropical (2007)
Médias. Embora não tenha sido um arrasa-quarteirão, a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares garantiu audiência considerável e boa repercussão em sua primeira transmissão, além de ter imortalizado personagens como o vilão Olavo (Wagner Moura) e a garota de programa Bebel (Camila Pitanga). Sua recente reprise no Canal Viva fez sucesso. É possível que ela ganhe uma reexibição na TV aberta, mas sua história forte, com cenas polêmicas, pode fazer com que a Globo recue.
Mulheres de Areia (1993)
Altas chances. Assim como A Viagem, esta novela de Ivani Ribeiro é sempre muito bem recebida em todas suas exibições. A história das gêmeas e rivais Ruth e Raquel (Glória Pires) não deve demorar a dar as caras na Edição Especial das tardes da Globo.
Discussão sobre este post