O remake de Pantanal vai repetir o roteiro da primeira versão da novela e destinar um final melancólico ao protagonista José Leôncio (Marcos Palmeira). O fazendeiro vai morrer nos momentos finais da trama, pouco tempo depois de se casar com Filó (Dira Paes).
No último capítulo, o casal troca as alianças em cerimônia coletiva com José Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado) e Zefa (Paula Barbosa) e Tadeu (José Loreto). A festança contará com a participação de alguns atores da novela original, como Cristiana Oliveira, intérprete de Juma.
No dia seguinte ao matrimônio, José Leôncia acorda com uma forte dor no peito e tem uma visão do falecido pai, Joventino, agora projetado na imagem do Velho do Rio (Osmar Prado). Os dois têm um reencontro emocionado na beira do rio, e o fazendeiro enfim descobre como seu pai morrera.
“Eu caí do cavalo naquela luta com o marruá, e a boca de sapo me pegou no pescoço. Ali eu tava morto”, revela a entidade sobrenatural. “Eu disse para o senhor não ir caçar o Marruá sozinho. A gente tinha combinado”, retruca José Leôncio.
“Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!”, devolve o Velho do Rio.
Assim, José Leôncio morre e se torna a nova entidade mística responsável por proteger o Pantanal, para a tristeza de Filó. A novela chega ao fim no próximo dia 7 de outubro.
Discussão sobre este post