Em Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) impediu que Caio (Cauã Reymond) se casasse com Graça (Agatha Moreira), mas não sentirá o gostinho de subir ao altar com ele. A cerimônia dos mocinhos acaba arruinada quando uma notícia devastadora chega aos ouvidos da agricultora: ela não tem mais direitos sobre suas terras e, portanto, deve deixar a casa e as plantações para trás dentro de poucos dias.
O inferno na vida de Aline começa nesta semana, após a novela das nove atravessar uma passagem de tempo. Nesse período, avançam os trâmites da falcatrua de Irene (Gloria Pires), que se mancomunou com Vinicius (Paulo Rocha) para tomar o pedaço de chão de Aline.
Como visto, o geólogo convenceu a filha de (Tatiana Tiburcio) a estabelecer uma sociedade com ele para facilitar a extração de diamantes de sua propriedade. Aline, distraída, assinou uma série de documentos sem examiná-los com cuidado, transferindo inadvertidamente suas terras para Irene.
Nesta terça (3), no momento em que experimenta seu vestido de noiva, a protagonista é surpreendida pela visita de um oficial de Justiça: “Eu tenho um mandado expedido pelo juiz pra dona Aline Machado. Ela vai ter que sair desta propriedade em 15 dias”.
A moça supõe que o homem está cometendo algum equívoco. “Não, não tem engano nenhum. As terras foram vendidas… A nova proprietária é… Irene La Selva”, avisa ele.
Apavorada, Aline vai atrás de Rodrigo (Maicon Rodrigues) para entender o que está acontecendo. O advogado entra com uma ação para tentar provar que ela foi vítima de um golpe. No entanto, enquanto a possível cassação da liminar é avaliada, a mocinha precisa sair de sua casa e procurar outro lugar para morar. Poucos dias depois, ela se desespera quando o juiz nega o pedido.
A perda das terras pelas quais tanto lutou torna-se um baque insuportável para Aline. Um turbilhão de incertezas tomam conta de sua mente, e ela chega até a suspeitar que Caio tenha participado do conluio para enganá-la. Com a vida desmoronando, a viúva decide colocar um ponto final no noivado com o bonitão. Ele, porém, não descansa até conseguir reatar.
Enquanto isso, Irene, a nova dona das terras, usa a escritura para garantir que seu casamento com Antônio (Tony Ramos) continue de pé. Sabendo do interesse que o marido sempre teve na propriedade da vizinha, a dondoca mostra que ele tem muito a perder se quiser pedir o divórcio para ficar com Agatha (Eliane Giardini).