O golpe da barriga tramado por Graça (Agatha Moreira) está em vias de ser desvendado em Terra e Paixão. Após o parto, que acontece no capítulo desta quinta (14), Lucinda (Débora Falabella) descobre que o bebê nasceu com o mesmo sinal de nascença que Marino (Leandro Lima) tem atrás da orelha e mata a charada.
Graça entra em trabalho de parto no meio de uma discussão com o delegado, que agora, disposto a ser uma pessoa melhor, insiste para assumir o filho. No entanto, a dona da butique, que quer assegurar sua parte na herança dos La Selva, prefere manter a farsa de que o bebê é de Daniel (Johnny Massaro).
Quando a patricinha começa a sentir as contrações, Marino trata de socorrê-la, levando-a para o hospital. Lá, o médico pergunta se ele é o pai da criança, deixando-o sem saber o que dizer. Graça responde que não e manda o policial embora. Ele, porém, dá um jeito de acompanhar o nascimento do filho e se convencerá de que é melhor deixar as coisas como estão.
Entretanto, o sinal do recém-nascido põe o segredo em cheque. Angelina (Inez Viana) é a primeira a perceber a manchinha: “Olha, ele tem um sinalzinho de nascença. Até a marquinha de nascença é bonitinha”. Ingenuamente, ela comenta depois sobre isso com Lucinda, na frente de Marino.
“Danielzinho não é uma fofura? Até a pintinha atrás da orelha é bonitinha”, diz a governanta. A dona da pousada logo liga os pontos e confronta o amado. “Você tem um sinal aqui atrás da orelha, não tem?”, pergunta. O delegado nega que seja o pai do menino.
Quinta, 14/9
Há uma passagem de tempo. A gravidez de Graça está avançada, e ela sente contrações. Marino participa do nascimento de seu filho.
Antônio estranha a presença de Marino no hospital. Seguindo o plano de Irene, Miguel sugere que Aline arrume um sócio para bancar as despesas da segunda fase da pesquisa de suas terras. Angelina repara que o filho de Graça tem um sinal de nascença atrás da orelha. Marino concorda em ficar distante do filho, sem aceitar a tentativa de suborno de Tadeu.
Caio diz a Aline que avaliará uma forma de conseguir o dinheiro da segunda fase da pesquisa. Ademir e Flor se casam. Silvério entrega um relatório a Irene sobre o passado de Agatha e a existência de um filho que mora na Europa. Antônio dança com Agatha na festa de casamento de Ademir.