Terra e Paixão passa por uma grande reviravolta no capítulo desta quinta (6). Nele, Daniel (Johnny Massaro) tem um colapso após descobrir segredos até então obscuros de sua família e acaba morrendo prematuramente em um acidente. Caio (Cauã Reymond) é quem inicia a cascata de conflitos, revelando o passado de Irene (Gloria Pires) como prostituta. Ele ainda detona que o irmão não é filho biológico de Antônio (Tony Ramos), mas fruto de um caso da madrasta com Ademir (Charles Fricks).
Daniel não consegue suportar o peso dessas informações e, oprimido por um turbilhão emocional, sai em alta velocidade em seu carro. Com a mente nublada, o rapaz enlouquece ao ver que tudo o que antes acreditava ser verdade virou fumaça. É então que uma desgraça acontece. No meio da estrada, o advogado perde o controle do veículo, que capota e cai em uma ribanceira, deixando-o inconsciente e coberto de sangue. Ao lado de Luigi (Rainer Cadete), Petra (Debora Ozório) presencia a tragédia e se desespera.
Em seguida, Daniel é socorrido e todos correm para o hospital. O peso do remorso paira no ar, com Irene apontando um dedo acusatório para Caio, responsabilizando-o pelo acidente: “Se acontecer alguma coisa com meu filho, a culpa é sua”. Enquanto isso, a gravidade de um ferimento na cabeça de Daniel exige uma cirurgia urgente, mas coágulos em seu cérebro impedem os médicos de seguirem com o procedimento. A família La Selva é avisada para se preparar para o pior. “Eu quero ver o meu filho”, exige a personagem de Gloria Pires.
Logo depois, Irene entra na UTI: “Meu filho… Meu coração está partido de ver você assim”. Inesperadamente, Daniel abre os olhos e reúne forças para expressar seu amor e gratidão a ela. “Mãe, que bom te ver… Mãe, o melhor da vida… Foi ter uma mãe como você. Eu te amo”, balbucia o jovem, antes de dar seu último suspiro. O som de cortar o coração dos monitores se intensifica, e os médicos constatam a morte do paciente. O chão se abre sob os pés da madame: “Não… Daniel, não. Meu filho, volta aqui”.
A dor logo dá lugar à raiva, e Irene jura vingança contra Caio. Em fúria, ela empurra a porta com força e corre para a recepção para despejar tudo em cima do enteado. “Assassino! Assassino!”, berra a vilã.