A autora Glória Perez resolveu apostar num tema polêmico e espinhoso para movimentar Travessia: Guida (Alessandra Negrini) fará uma falsa denúncia de agressão contra Moretti (Rodrigo Lombardi), de modo a colocá-lo na cadeia por violência contra a mulher. Ela se machucará propositalmente e o empresário irá parar atrás das grades.
Nos próximos capítulos da novela das 21h, Guida continuará obstinada em seu plano de vingança contra o ex-marido, já que ele envolveu seu nome como laranja em negócios ilegais. Para destruir o vilão, a morena chegará a seduzir o principal inimigo deste, Guerra (Humberto Martins), com quem passará uma noite.
Furioso ao saber do encontro de Guida com seu rival, Moretti invadirá a casa de Cotinha (Ana Lúcia Torre) em busca de informações sobre a ex-mulher, mas acabará expulso de lá pela idosa. Leonor (Vanessa Giácomo) ficará sabendo dos planos de Guida e tentará alertá-la a tomar cuidado com o personagem de Rodrigo Lombardi, mas a desvairada vai ignorar os conselhos da irmã.
Fora de si, em novo encontro com Moretti, a mãe de Rudá (Guilherme Campos) se machucará de propósito e irá até a Delegacia da Mulher prestar uma queixa contra o mau-caráter, acusando-o de agressão. O executivo chegará a ser levado algemado pelo suposto crime. Helô (Giovanna Antonelli), contudo, ficará com a pulga atrás da orelha e resolverá conversar com a prima, disposta a esclarecer se ela foi mesmo agredida.
Sem ter como provar que sofreu violência, Guida acabará sendo condenada a pagar uma multa e prestar serviços comunitários. Já Moretti sairá da cadeia após desembolsar uma fiança, mas se verá obrigado a deixar a mansão em que mora. Stenio (Alexandre Nero) avisará que a personagem de Alessandra Negrini pediu uma medida protetiva contra ele.
Não existem dados de Segurança Pública pertinentes no Brasil que indiquem casos reais de mulheres que apontam falsas queixas contra seus companheiros. Pelo contrário. O Brasil segue sendo um país com violência endêmica contra mulheres e altas taxas de feminicídio, o que torna esta abordagem, no mínimo, contraditória.
Discussão sobre este post