No final de 2014, Drica Moraes se viu obrigada a deixar as gravações de “Império” para trás, pouco após metade da trama. Ao contrário do que muitos acreditam, seu afastamento nada teve a ver com o câncer enfrentado em 2010. Na verdade, a atriz sofreu crises de labirintite e perda de voz aguda, recebendo orientação médica para ficar longe do trabalho por alguns dias.
De imediato, o autor Aguinaldo Silva alterou os roteiros que dependiam da presença de Cora em cena. Jairo (Julio Machado), por exemplo, seria morto após tentar abusar sexualmente da beata, por exemplo. O assassinato do ladrão de bolsas foi gravado de outra forma, sem a vilã em cena.
Apesar das alterações de última hora, o sumiço da principal antagonista da história não poderia se estender por muito tempo. O problema de saúde de Drica calhou de acontecer no momento em que sua personagem era mais que fundamental para fazer a trama andar. De posse do famigerado diamante rosa, Cora coloca José Alfredo (Alexandre Nero) contra a parede e exige uma noite de amor em troca do amuleto.

A sequência, que durou vários capítulos, foi concluída graças a Marjorie Estiano. A atriz foi chamada às pressas pelo diretor Rogério Gomes para assumir a vilã que ela própria havia interpretado na primeira fase do enredo. “Foi muito trabalhoso, em vários sentidos”, disse a atriz em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
“Estava distante da personagem e era preciso resgatá-la o mais rápido possível. Era uma emergência. Deveria gravar no dia seguinte um monólogo que seria exibido no mesmo dia ou no posterior.”
Da noite pro dia, Cora rejuvenesceu 20 anos ou mais. Sem maiores explicações. Estiano avalia que a justificativa para a versão remoçada da personagem não foi um ponto essencial. “O público absorveu a mudança, e nós também. A personagem e a trama eram muito interessantes e a lógica ficou menos importante.”

Há quase sete anos, o capítulo de “Império” que marcou a mudança de intérpretes marcou 32 pontos de audiência na Grande São Paulo, índice acima da média para um sábado. O seguinte anotou 36. A cena foi ao ar novamente nesta terça-feira (3), na edição especial do folhetim.
Em recente entrevista ao Gshow, Drica Moraes lamentou por não ter podido seguir na novela até o fim e comentou sua substituição. “Foi uma saída plausível. Fiquei triste por não poder acompanhar o fim da novela, pois foi um dos trabalhos que mais me trouxe realização, foi um grande personagem. Mas entendi que, naquele momento, era o que havia para ser feito”, disse.
Discussão sobre este post