No capítulo desta terça (22) de “Um Lugar ao Sol”, Christian/Renato (Cauã Reymond) vai revelar sua real identidade para Elenice (Ana Beatriz Nogueira), mas antes dará um jeito de tirá-la de cena: decidirá levar a trambiqueira para uma clínica psiquiátrica, abandonando-a à sua própria sorte.
Durante o trajeto, Elenice ficará apreensiva, mas o filho não revelará para onde está indo. Chegando ao local, a perua vai se desesperar ao ser “capturada” pelos enfermeiros.
“O que é isso, meu filho? Tira a mão de mim”, berrará ela. Christian ignorará seus questionamentos e entregará a documentação na recepção da clínica.
“Renato, pelo amor de Deus? O que está acontecendo? Me jogar num lugar desses, como se eu fosse uma demente”, gritará Elenice. “Desculpe, mas é como você está se comportando”, devolverá o executivo.
Christian, então, vai autorizar que os enfermeiros usem de força bruta contra a mãe, que será levada para o quarto. Mais tarde, depois de resolver os pormenores burocráticos, o usurpador irá até o quarto e Elenice começará a se lamentar, relembrando tudo que já fez por ele.
“No fundo é aquela história: quem sai aos seus não degenera. Com tudo o que você recebeu de mim e do seu pai… As melhores escolas, a melhor educação… Para, no fim, ser jogada nesse asilo, feito uma coisa! Isso é um DNA torto, DNA ruim, não é possível”, discursará a dondoca.
“Quem não te conhece, Elenice, que te compre”, debochará Christian.
“Mais respeito comigo. Eu sou sua mãe! Eu me sacrifiquei a vida inteira. Seu pai estava certo: não só sobre dizer de onde você saiu. Eu queria que você tivesse visto. Um barraco de terra batida no meio do nada. E você lá, num num cercadinho, feito um bicho, fedendo a urina. Queria ver aonde é que você ia chegar na vida. Eu devia ter te largado, te abandonado naquele lugar”, devolverá Elenice.
“O meu nome não é Renato. O Renato morreu. Eu tomei o lugar dele. Tudo o que você me fez eu estou te devolvendo agora, te deixando aqui, nesse lugar. Porque a verdade é que eu não sou o Renato, nunca fui. Eu sou o irmão dele, o doente, o ferrado. E o meu nome é Christian. Christian dos Santos”, concluirá o farsante, deixando-a sozinha.
No último capítulo, Rebeca (Andréa Beltrão) comentará com a família, durante um jantar, que Elenice morreu sozinha na clínica, vítima de Covid-19.
Discussão sobre este post