Fernanda (Vanessa Gerbelli) morre vítima de bala perdida em Mulheres Apaixonadas. No leito de agonia, em seus últimos suspiros, ela revela um segredo cabeludo que o público já sabe, mas que desmorona o mundo de Helena (Christiane Torloni): Lucas (Victor Cugula) é seu filho. O menino, adotado pela protagonista, é na realidade fruto de uma relação extraconjugal de Téo (Tony Ramos).
A dramática sequência começa com um tiroteio entre bandidos e policiais no trânsito. Nesse dia, Téo está a caminho de um almoço com a ex-mulher, disposto a escancarar o passado de mentiras para ela. Fernanda é contra, temendo que Helena ame menos a criança assim que souber sua verdadeira origem.
No meio do tumulto, Téo e Fernanda saem do carro em busca de um lugar seguro, mas acabam atingidos pelos tiros. Enquanto ele é ferido na cabeça, ela leva duas balas no peito. Cumpre-se assim a profecia do anjo que aparece nos sonhos de Salete (Bruna Marquezine). A menina, na escola, grita pela mãe, sentindo que o pior inevitavelmente aconteceu.
A ex-garota de programa passa por uma cirurgia, mas seu estado é crítico. Já desenganada pelos médicos, ela pede para chamarem Salete e Helena. “Eu vou estar sempre protegendo todos os seus dias”, diz a personagem de Vanessa Gerbelli para a filha, que chora sem parar no CTI.
Em seguida, Fernanda pede perdão a Helena. “Não posso morrer sem o seu perdão”, diz. Ao mesmo tempo, ela deixa a professora confusa ao fazer um pedido: “Promete que você vai continuar amando o Lucas como sempre amou?”.
Helena não entende nada. “Ele é meu filho. Meu e do Téo”, revela Fernanda, deixando a irmã de Hilda (Maria Padilha) em completo choque e exigindo saber como isso é possível. A moça, porém, não tem tempo para explicar muita coisa, pedindo apenas uma resposta: “Promete que vai continuar amando o meu filho como se fosse seu. Promete?”.
Nisso, Helena diz: “Prometo. Prometo que vou continuar amando o meu filho como sempre amei”. Fernanda fica aliviada para morrer em paz.