Heloísa (Giulia Gam) vira um farrapo humano após o fim de seu casamento em Mulheres Apaixonadas. Ao descobrir que a mulher fez uma cirurgia para não ter filhos, Sérgio (Marcello Antony) sai de casa e, dessa vez, não tem santo que o faça voltar. É isso que ele deixa bem claro quando a ciumenta o procura no hotel para pedir uma nova chance.
“Se você quer dar um escândalo, fazer mais uma tentativa de assassinato, pode começar. Nada vai mudar minha decisão. Porque se eu tomar um tiro ou levar uma facada, eu posso, com sorte, sobreviver. Mas se a gente voltar a viver juntos, aí é morte certa”, diz o arquiteto. Heloísa promete continuar seus tratamentos e até cogita se internar, mas o ex-marido não cede.
Sem gritar nem espernear, a marchand deseja que Sérgio seja feliz e vai embora. Rafael (Cláudio Marzo) chega em seguida e aconselha o amigo a ir atrás da ex, pois ela pode cometer alguma bobagem. O bonitão sai correndo desembestado pelas escadas, enquanto Heloísa anda desorientada e catatônica pela rua, atravessando na frente dos carros sem se importar com mais nada.
Chegando ao extremo, a personagem de Giulia Gam se atira no mar para acabar com a própria vida. Sérgio se apressa em entrar na água e nada até ela, que se debate, recusando-se a ser salva. Com certa dificuldade, ele consegue levá-la para a areia da praia e, em seguida, para o hotel. Helena (Christiane Torloni) é surpreendida com a notícia bem no meio de um jantar que está oferecendo para César (José Mayer) e família em sua casa.
Chamado para avaliar o caso, Dr. Edgar (Octávio Mendes) diz que o melhor a ser feito é mandar Heloísa para uma clínica psiquiátrica. Sem vislumbrarem outra saída, Helena e Sérgio se entreolham e autorizam a internação.
Quando os enfermeiros chegam para a remoção, Heloísa surta: “Vocês estão querendo se ver livre de mim!”. Ela resiste e precisa ser sedada à força, enquanto todos sofrem presenciando a cena.