O misterioso assassinato de Wanderlei (Paulo Betti) começa a se desenrolar a partir do capítulo desta quinta (14) de Mulheres de Areia. Após colecionar inimigos na trama, o sujeito aparece morto com um tiro nas costas em seu quarto na pousada. Mais tarde, descobre-se que, na verdade, ele cantou para subir com um golpe de uma garrafa na nuca.
Marcos (Guilherme Fontes) é quem encontra o corpo de Wanderlei. Cansado de ver o cafajeste cercando Ruth (Gloria Pires), o executivo resolve procurá-lo para um acerto de contas. No entanto, quando chega à pousada, o mocinho depara-se com o rival já sem vida sobre a cama e trata de chamar a polícia, que dá início à investigação para descobrir o autor do crime.
Não faltam suspeitos. Antes de morrer, Wanderlei brinca com o perigo ao chantagear Donato (Paulo Goulart), exigindo uma grana alta em troca do negativo que mostra que ele matou o pai de Tonho da Lua (Marcos Frota) ao empurrá-lo das pedras.
O corretor de imóveis também deixa Virgílio (Raul Cortez) em um beco sem saída ao ameaçar contar para Marcos as armações para detonar seu casamento. Seguindo as orientações de Raquel (Gloria Pires), o safado pede a escritura da fazenda para ficar de bico fechado.
A gêmea má, aliás, é vista na pousada na noite do crime, e isso acaba complicando a vida de Ruth. Contudo, o delegado Rodrigo (Stepan Nercessian) logo vira o foco para Marcos, pois fica comprovado que a bala que atingiu Wanderlei saiu do revólver dele.
A arma, roubada por Raquel do cofre da mansão, é encontrada jogada na praia e o protagonista tem que explicar como isso aconteceu. É então que, para livrar a pele do amado, Ruth confessa que matou Wanderlei, embora também seja inocente.