Lançado em 1997, Titanic marcou não só uma geração, mas a história do cinema para sempre. A trágica história de amor de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), que usa como pano de fundo uma catástrofe real e um espetáculo de efeitos visuais inédito para a época, causou um marketing viral que dificilmente será repetido algum dia.
A seguir, confira algumas curiosidades sobre o filme:
A pintura
A cena em que Jack pinta o retrato de Rose nua foi gravada no primeiro dia de filmagens. O diretor James Cameron queria capturar emoções autênticas e uma certa timidez entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que ainda não se conheciam direito.
Aliás, as mãos que aparecem rabiscando o papel, na verdade, são do diretor. A ilustração foi leiloada em 2011 por um valor acima de US$ 16 mil. O preço exato do lance vencedor nunca foi revelado publicamente.
“Eu sou o rei do mundo”
A famosa frase de Jack é reconhecida como um momento de improviso de DiCaprio. No entanto, em uma entrevista de 2019, James Cameron disse que, embora a fala não constasse no roteiro, a ideia foi sua.
Outro Jack
Leonardo DiCaprio não era o favorito para viver Jack. A Fox queria Matthew McConaughey como protagonista, e ele até chegou a fazer testes de câmera com Kate Winslet. Macaulay Culkin e Christian Bale também foram cotados, mas, no fim das contas, venceu o preferido do diretor.
Cameron, contudo, teve que persuadir DiCaprio a aceitar o papel. O ator não estava nada empolgado com a proposta para interpretar um herói romântico, preferindo buscar trabalhos mais desafiadores.
Outra Rose
Kate Winslet também não era a primeira opção para encarnar Rose. Nicole Kidman, Sharon Stone e até mesmo a cantora Madonna estavam na disputa, mas James Cameron tomou sua decisão quando conheceu a britânica. Winslet foi indicada ao Oscar por sua performance.
Beijos
Kate Winslet tinha algumas regras simples para Leonardo DiCaprio em relação às cenas de beijo: sem café, sem cebola, sem alho e sem fumar antes de filmar.
A cena icônica
O pôr do sol nessa famosa cena é real, ou seja, não foi criado por computação gráfica. O diretor reservou oito dias para gravá-la, mas o tempo estava nublado em todos eles.
No oitavo e último dia, o sol apareceu brevemente e a equipe correu para filmar a sequência, que se tornou icônica.
Cena deletada
Numa cena desconhecida, tendo em vista que foi deletada do corte oficial do filme, Jack devolve a Lovejov (David Warner) o soco que levou enquanto estava algemado e sem poder se defender. Os dois brigam durante uma perseguição e o guarda-costas acaba levando a pior. É por isso que ele aparece sangrando no momento em que o navio se parte ao meio. Veja o vídeo:
Titânico
A réplica do navio usada no filme tinha quase o mesmo tamanho do Titanic original. Para ter como comportar a estrutura, a Fox construiu um tanque com capacidade para 60 milhões de litros de água, no litoral sul do México.
Saudade
Três atores do elenco principal já faleceram. Bill Paxton, que vive o caçador de tesouros nos destroços do Titanic, morreu em 2017, aos 61 anos, após sofrer um AVC.
David Warner, que interpreta o guarda-costas Spicer Lovejoy, morreu em julho de 2022, aos 80 anos.
Gloria Stuart viveu até os 100 anos. A atriz morreu em 2010, de insuficiência respiratória. No filme, ela é a versão idosa de Rose, que narra toda a história.
Inspiração
Rose é parcialmente baseada na artista plástica Beatrice Wood, especialmente a relação que ela teve com sua mãe controladora. A ceramista, no entanto, nunca esteve no Titanic. Ou seja, o romance visto na telona é pura ficção.
Beatrice morreu pouco depois do lançamento do filme, aos 105 anos.
O hit
James Cameron queria apenas trilha instrumental no filme. No entanto, o compositor James Horner decidiu gravar secretamente uma música interpretada por Celine Dion e entregou o material ao diretor, que acabou convencido a usá-la.
My Heart Will Go On venceu o Oscar de Melhor Canção Original, liderou as paradas e tornou-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.
Bilhão
Foi o primeiro filme da história a arrecadar um bilhão de dólares em bilheteria, tornando-se o longa mais rentável do cinema, posto que manteve por 12 anos, até ser destronado em 2009 por Avatar. Hoje, Titanic ocupa a quarta colocação nesse ranking.
Figurino
O vestido de chiffon de Rose, usado na última parte do filme, foi pensado para parecer tão bom molhado quanto seco. A figurinista Deborah L. Scott mandou fazer cerca de 24 deles.
Apenas uma chance
A cena em que o salão principal do Titanic, com a escadaria ao centro, é inundado só poderia ser realizada uma vez, já que o cenário ficaria destruído. Mais de 300 mil litros de água foram usados e a tomada única foi um sucesso.
Final alternativo
No final original da história, Rose joga o colar no mar, sem que ninguém jamais saiba que ela esteve com a joia a vida toda. Já numa versão descartada, ela também atira nas águas a relíquia que a expedição tanto procurava, porém o momento é testemunhado por todos no navio. Veja o vídeo:
A polêmica
Já foi comprovado cientificamente que Jack poderia dividir aquela bendita porta com a Rose. Contudo, segundo o diretor, se o personagem sobrevivesse, o filme teria sido totalmente diferente, pois trata-se de uma história sobre perda, e a morte do mocinho era fundamental para tal objetivo.
Premiado
Titanic é o filme que mais ganhou Oscars na história — empatado com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Cada um levou onze estatuetas.
Química
A química entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet é amplamente considerada como a mais crível e palpável da história do cinema.
DiCaprio disse que o vínculo deles foi “instantâneo” desde o segundo em que se conheceram e ocorreu tão naturalmente que eles nem precisaram trabalhar nisso: “Temos uma magia especial”.