Encalhados na Cordilheira dos Andes após um acidente de avião, os membros de um time uruguaio de rugby que sobrevivem à tragédia não têm escolha a não ser recorrer a medidas desesperadas para superar o impossível. Baseado em fatos reais.
- Título: Vivos
- Ano: 1993
- Duração: 126 minutos
- Onde assistir: Netflix
- Elenco: Ethan Hawke, Josh Hamilton, Vincent Spano, John Malkovich entre outros.
- Direção: Frank Marshall
Essa é uma história que, uma vez conhecida, seguramente não dá para esquecer. Notável clássico filme de sobrevivência, Vivos (Alive) tornou-se uma referência definitiva no assunto, por ser o retrato de um episódio que de fato aconteceu e, também, pela situação limite na qual seus personagens estão reféns. Não é preciso dizer que se trata de um enredo angustiante.
A tragédia da vida real aconteceu em 1972, quando uma aeronave com 45 pessoas a bordo caiu em uma montanha coberta de neve, numa área remota da Argentina. Para aqueles que sobreviveram ao acidente, o alívio de escapar da morte foi logo substituído pelo terror do que estava por vir, tendo em vista o ambiente hostil, sem nenhum sinal de civilização por perto.
Pelos 72 dias seguintes, os passageiros, abrigados no que restou do avião, passariam por uma série de provações, como fome e frio intenso (à noite, chegava a 30 graus negativos). Mas, sem dúvidas, a maior de todas foi ter que recorrer ao canibalismo. Para não morrer de inanição, tiveram que se alimentar da carne dos amigos mortos.
Trailer
Curiosidades dos bastidores
- Brad Pitt, então um ator novato, fez testes para interpretar Roberto Canessa, mas o diretor Frank Marshall considerou a leitura ruim e o papel acabou nas mãos de Josh Hamilton.
- Ethan Hawke se recusou a deixar a barba crescer para o filme. Ele manteve seu cavanhaque durante toda a filmagem.
- Embora o avião tenha caído nos Andes, a maioria das tomadas foi rodada nas Montanhas Rochosas canadenses. Para levar todos os 150 membros do elenco e da equipe ao local todas as manhãs, foi necessária uma frota de cinco helicópteros.
- Filmado em sequência, uma prática incomum para um filme deste porte.
- Um roteiro para esta história estava circulando em Hollywood desde 1981. O tema do canibalismo e uma adaptação mexicana escandalosa, Sobreviventes dos Andes (1976), foram os dois principais fatores para mantê-lo fora das telas até 1993.
Discussão sobre este post