Em Terra e Paixão, a ânsia de Antônio (Tony Ramos) em explorar os diamantes das terras de Aline (Barbara Reis) acaba em uma enorme frustração. Tudo graças a Vinícius (Paulo Rocha), que aparece para escancarar o golpe que a mocinha sofreu por uma artimanha de Irene (Gloria Pires).
Um novo julgamento acontece, no capítulo desta quarta (10), para definir quem tem direito sobre as terras herdadas por Aline. A mocinha, que perdeu tudo ao ingenuamente assinar uma papelada sem ler, tenta provar que caiu em uma armação e, por isso, busca reaver sua propriedade, que foi parar nas mãos de Antônio e Irene.
Para surpresa do casal sem escrúpulos, Vinícius (Paulo Rocha) surge no meio do tribunal para depor à favor de Aline. Os vilões ficam de olhos arregalados ao verem que o rapaz está vivo e disposto a fazer justiça.
O geólogo, vale lembrar, ficou entre a vida e a morte após tomar um tiro no peito. Antônio flagrou o bonitão na cama com Irene e, possuído pelo ódio, tentou matá-lo. Acreditando que ele estivesse morto, o fazendeiro mandou seus capangas o jogarem no rio.
Vinicius sobreviveu ao atentado e, desde então, ficou refugiado na aldeia de Jurecê (Daniel Munduruku), porém sem sequer lembrar de seu nome. Agora, ele finalmente recobra a memória e, como havia prometido, expõe a verdade dos fatos no tribunal, admitindo inclusive a sua parcela de culpa, já que foi o responsável por convencer Aline a assinar os documentos.
Antônio perde o controle ao ouvir o depoimento esclarecedor do geólogo e começa a transformar o julgamento em um barraco. De nada adianta o showzinho do crápula. Diante do novo testemunho, o juiz bate o martelo e determina que as terras pertencem à personagem de Barbara Reis.