Após um ano fora do ar, “Amor de Mãe” está de volta ao ar na Globo. A trama de Manuela Dias, iniciada em 25 de novembro de 2019, foi interrompida em março de 2020 para dar lugar às reprises de “Fina Estampa” e “A Força do Querer”.
Nesta segunda (1), um rápido compacto relembrando a história será veiculado logo após os capítulos finais do atual cartaz, “A Força do Querer”. Em 15 de março, “Amor de Mãe” ficará sozinha no horário nobre, exibindo os 23 capítulos inéditos, gravados durante a pandemia, que encerram a saga. Para refrescar a memória, relembramos neste texto as principais histórias da novela.
Busca incessante por filho desaparecido
A personagem central da narrativa é Lurdes (Regina Casé), mulher batalhadora, de origem humilde, que deixou a cidade potiguar de Malaquitas há 24 anos no dia do nascimento da caçula, Érica (Nanda Costa). Na ocasião, seu então marido Jandir (Daniel Ribeiro) vendeu o filho de apenas 2 anos, Domênico, para a perigosa traficante de crianças Kátia (Vera Holtz). Durante uma briga com o traste, Lurdes o matou acidentalmente e partiu com os filhos Érica, Ryan (Thiago Martins) e Magno (Juliano Cazarré) para o Rio de Janeiro. No caminho, encontrou a bebê recém-nascida Camila (Jéssica Ellen) abandonada e a adotou.
No Rio, a luta de Lurdes para encontrar Domênico é incessante. Seu caminho cruza, no início da novela, com outras duas mães: Thelma (Adriana Esteves), temperamental dona de um restaurante português, e Vitória (Taís Araújo), brilhante advogada na casa dos 40 anos. Thelma passa mal no meio da rua e é socorrida por Lurdes. No hospital, a comerciante descobre um aneurisma inoperável e decide ocultar a notícia do filho Danilo (Chay Suede).
Mãe obssessiva

Quando Danilo era criança, Thelma salvou sua vida em um incêndio, o qual vitimou o pai do rapaz. Desde então, a viúva viveu exclusivamente para o filho, cobrindo-o de zelos e deixando o jovem sufocado. No início da novela, desconhecendo a condição de saúde de Thelma, Danilo decide lutar por sua autonomia e abandona o restaurante da família para trabalhar como chef na concorrência. O rapaz acaba se apaixonando por Camila, a filha adotiva de Lurdes e também uma idealista professora de história em uma escola pública.
Thelma tem uma lista de desejos a serem realizados antes de morrer, mas todos incluem Danilo. Em sua obsessão, a maluca chega a furar os preservativos utilizados pelo filho em suas relações sexuais com a namorada, como forma de obrigá-los a engravidar. A gestação até acontece, mas Camila perde o bebê e o útero. Como forma de reparo, Thelma se oferece como barriga solidária para gerir o neto, mas passa a disputar a atenção da criança com Camila.
Mãe tardia

Vitória, por sua vez, é uma advogada muito rica e bem-sucedida. Seu principal cliente é o empresário milionário e inescrupuloso Álvaro (Irandhir Santos), um dos sócios da PWA, empresa altamente poluente da Baía da Guanabara. No início da trama, Vitória perde o filho no sexto mês de gestação e aos 44 anos encerra um casamento. Desesperada com a impossibilidade de ser mãe, a advogada entra com um pedido de adoção com o pequeno Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues) e acaba engravidando de Davi (Vladimir Brichta) após um encontro casual. O rapaz, por sua vez, é um ativista ambiental e principal inimigo de Álvaro.
No desenrolar da trama, Vitória contrata Lurdes para ser a babá de seus filhos. A nordestina, após contratar os serviços de um detetive, chega até Kátia, que gravemente doente, revela a ela que Domênico vive com o nome de Sandro (Humberto Carrão) e está na cadeia, pois viveu uma vida repleta de marginalidade. Desesperada para salvar o suposto filho, Lurdes vende a própria casa para tirar Sandro de trás das grades e o emprega como motorista de Vitória.
No entanto, uma reviravolta na trama faz Lurdes descobrir que Sandro, na verdade, é o filho que Vitória vendera a Kátia quando, com 16 anos, engravidou do namorado Raul (Murilo Benício) e decidiu abrir mão da criança para poder se dedicar aos estudos. Arrependida, Vitória luta até conquistar o amor do filho, com quem vai viver, e se reaproxima de Raul, a antiga paixão do passado.
Domênico mais perto do que se imagina

As famílias de Lurdes e Thelma passam a viver em harmonia depois do casamento de Danilo e Camila. Porém, uma revelação muda tudo: durante uma festa de aniversário de Lurdes, os filhos da matriarca exibem fotos antigas em um telão, onde Domênico aparece aos 2 anos. Thelma o reconhece e percebe que o filho perdido de sua amiga é, na verdade, Danilo.
No passado, o verdadeiro Danilo também morreu no incêndio, e, em um ato de insanidade, Thelma resolveu comprar uma criança: era ninguém menos do que Domênico. Disposta a tudo para manter seu segredo guardado, Thelma se revela a grande vilã da novela e mata atropelada Rita (Mariana Nunes), a mãe biológica de Camila que ressurge para tentar conquistar o amor da filha, e acaba descobrindo a verdade sobre Danilo/Domênico.
Discussão sobre este post