Nesta segunda (9), Fernanda Torres foi anunciada como uma das indicadas ao Globo de Ouro 2025 na categoria de melhor atriz em drama, por sua performance arrebatadora em Ainda Estou Aqui. O longa de Walter Salles também vai concorrer ao prêmio de melhor filme em língua não-inglesa, reforçando seu impacto internacional.
O filme retrata a emocionante história de Eunice Paiva, mulher do arquiteto e ex-deputado Rubens Paiva, assassinado durante a ditadura militar no Brasil.
Fernanda é apenas a terceira brasileira a ser indicada ao prêmio. Sua conquista acontece exatos 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, disputar o mesmo troféu por sua atuação em Central do Brasil, em 1999.
Antes delas, Sônia Braga já havia concorrido em três edições anteriores, porém como atriz coadjuvante. Infelizmente, ainda não houve vitórias.
No Instagram, Fernanda compartilhou a notícia publicando a capa do site The Hollywood Reporter, que destacou sua indicação. Ela também postou um vídeo comentando rapidamente a conquista — veja ao final do texto.
O entusiasmo é justificado: a atriz figura entre as favoritas ao prêmio, ao lado de estrelas como Angelina Jolie e Nicole Kidman, que também estão sendo cotadas para o Oscar.
Desde seu lançamento em novembro, Ainda Estou Aqui tem sido um fenômeno de público e crítica, alcançando mais de 2 milhões de espectadores e liderando as bilheterias na semana de estreia.
O longa coleciona prêmios, incluindo o de melhor roteiro no Festival de Veneza, assinado por Heitor Lorega e Murilo Hauser.
Fernanda já começou a colher frutos por sua atuação: venceu o prêmio de melhor atriz em filme internacional no Critics Choice Awards e ficou em segundo lugar na escolha da Associação de Críticos de Los Angeles, ao lado de Demi Moore por A Substância.
A cerimônia do Globo de Ouro está marcada para 5 de janeiro de 2025. Abaixo, confira as indicações detalhadas das duas categorias que o Brasil está concorrendo:
Melhor filme em língua não-inglesa
- Tudo Que Imaginamos Como Luz
- Emilia Pérez
- A Garota da Agulha
- Ainda estou aqui
- The Seed of the Sacred Fig
- Vermiglio
Melhor atriz de filme (drama)
- Pamela Anderson, por The Last Showgirl
- Angelina Jolie, por Maria
- Nicole Kidman, por Babygirl
- Tilda Swinton, por O quarto ao lado
- Fernanda Torres, por Ainda estou aqui
- Kate Winslet, por Lee