Confira o que acontece no capítulo de Alma Gêmea em 10 de outubro. A novela de Walcyr Carrasco está em exibição no Vale a Pena Ver de Novo. A seguir, o resumo:
Débora mente para Ciro e Adelaide sobre a origem do incêndio. Felipe retruca que Rafael e Cristina estavam brigando. Débora alega que o casal fez as pazes no ateliê: “Caíram nos braços um do outro, esbarraram no castiçal com as velas, que caiu no chão e o fogo começou”.
O médico informa a Eduardo que Rafael foi atingido pelo fogo na garganta e nos olhos: “Não sei se ele voltará a enxergar”. Débora se aproveita do fato de Rafael estar no hospital e demite Eurico e Zulmira. Ivan tira o galão de gasolina do ateliê para que ninguém descubra. Cristina explica para Ivan que vai cuidar dos negócios de Rafael enquanto ele estiver debilitado e fará de tudo para prejudicar o marido.
Ofélia se recusa a sair de casa, para espanto de Divina. Osvaldo conta que Yolanda disse que um mendigo procurou por uma velha na sorveteria e desconfia que seja a sogra. Serena pede a ajuda de José Aristides para salvar Rafael. No hospital, Olívia cobra que Raul pague as dívidas dela, conforme Rafael ordenou: “Seria um golpe muito baixo se você se aproveitasse dessa tragédia para me prejudicar”. O canalha assegura que pagará as dívidas.
José Aristides orienta Serena, Hélio e Roberval a pegar os elementos que precisa na mata, especialmente argila para baixar a febre de Rafael. Roberval questiona como será possível tratar do botânico dentro do hospital. Cristina e Débora veem Rafael pela primeira vez, ferido.
Hélio pede ajuda a Adelaide e Felipe para deixarem José Aristides cuidar de Rafael. Felipe convence Eduardo a deixar José Aristides tratar de Rafael. José Aristides e Serena conseguem entrar escondido no hospital. José Aristides coloca argila nos ferimentos de Rafael para que sua febre passe. Eduardo impede Cristina de entrar no quarto. Ele também explica que Cristina terá que depor sobre a causa do incêndio, deixando-a nervosa.
Ivan conta a Cristina que viu Serena no hospital. Serena implora para Eduardo deixá-la ficar com Rafael. Decidida a expulsar Serena, Cristina entra no quarto de Rafael e não reconhece a rival, que está vestida de enfermeira. Cristina revela à mãe que usou gasolina para colocar fogo no ateliê. Ivan descobre que Zulmira e Eurico foram demitidos.
Raul diz ao advogado que agora, com Rafael doente, poderá acabar com Olívia. Ivan enfrenta Débora, ameaçando abrir a boca se a irmã tiver que sair da casa. Débora se vê obrigada a permitir que Zulmira e Eurico continuem no emprego: “Mas não pensem que estou satisfeita. Vocês vão dançar miudinho na minha mão”.
A polícia chega para ouvir Cristina. O delegado questiona como o incêndio começou e qual a participação da vilã na tragédia. Rafael abre os olhos diante de Serena.