Se hoje “Laços de Família” é exibida tranquilamente no horário da tarde, em 2000 a novela de Manoel Carlos sofreu muita “perseguição” judicial devido ao seu alto apelo erótico e cenas de violência.
Na ocasião, teve início a trajetória da portaria 796, responsável por determinar a classificação indicativa das atrações de TV. Em uma cena da novela, a atriz mirim Larissa Horonato, que interpretava Nina – a filha de Clara (Regiane Alves) e Fred (Luigi Baricelli) – foi submetida a um grave estresse psicológico.
Na cena, Clara e Fred brigavam com muita intensidade. Tanto ele quanto ela pegavam Nina do colo um do outro, aos gritos. A criança, assustada, chorava aos gritos. Ao final da cena, Clara e Nina foram atropeladas. O trauma levou a produção a ter que escalar Júlia Magessi para encarnar a neta de Helena (Vera Fischer) no lugar de Larissa.
O episódio levou o juiz Siro Darlan, da 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio, entender que o ambiente da novela era prejudicial para crianças e adolescentes. Ele proibiu a participação de menores de 18 anos nas gravações.
Além de Magessi, no elenco também estavam Carla Diaz, a Raquel (filha de Ivete, personagem de Soraya Ravenle), os gêmeos Andrey e Natan Linhares, que encarnavam Bruninho (o filho de Capitu, personagem de Giovanna Antonelli), Samuel Filho, o Tide, filho de Laerte (Luciano Quirino) e Júlia Almeida, a Estela, então com 17 anos.
Essa última foi a única menor que continuou na história com autorização do próprio pai, o autor da novela Manoel Carlos. Os demais personagens simplesmente desapareceram.
O processo ainda previa uma possível prisão do diretor Ricardo Waddington e do produtor Ruy Mattos, além de multas diárias em valores exorbitantes. O veto durou três semanas – período que a Globo levou para fazer um acordo. Com isso, os menores puderam voltar aos estúdios.
Ao mesmo tempo, “Laços de Família” foi reclassificada como imprópria para menores de 14 anos e seus capítulos não podiam mais entrar no ar antes das 21h – à época, as novelas da faixa nobre da Globo costumavam começar entre 15 e 10 minutos antes das 21h.