Segunda-feira (12), em “A Dona do Pedaço“, Maria da Paz (Juliana Paes) vai acordar com a devastadora notícia de que o depósito da sua fábrica pegou fogo. Ela correrá para o local e ficará arrasada ao constatar o estrago. Depois de chorar, a boleira não se dará por vencida, arregaçará as mangas e reunirá seus funcionários para tentar reerguer o negócio.
Sem dinheiro, Maria vai se humilhar aos fornecedores de ovos, farinha e demais ingredientes imprescíndiveis, que foram destruídos pelas chamas. Mas todo o esforço será inútil.
O incêndio criminoso, provocado por Rael (Rafael Queiroz) a mando de Josiane (Agatha Moreira), vai desencadear novos rumos na trama, dando início a um verdadeiro inferno astral na vida de Maria da Paz. Confira a seguir:
Dona da fábrica
De imediato, Josiane conseguirá se dar bem com seu plano. Sabendo que Maria fez um empréstimo para aumentar a produção de bolos da fábrica e sanar suas dívidas, a blogueira tramou o incêndio e pôs fim no bom propósito da mãe. Agora, com medo de perder seu patrimônio para o banco, a empresária se verá obrigada a passar a fábrica para o nome da filha. Conselho da própria jovem mau-caráter.
A personagem de Juliana Paes concordará com a ideia, mas irá se precaver de um eventual golpe da herdeira. Combinará com Antero (Ary Fontoura) uma cláusula no documento que desfaça tudo no caso de Jô querer lhe tomar a empresa.
No final do capítulo de terça-feira (13), Josiane assinará a papelada sem saber do pequeno detalhe.
Blogueira matadora
Após ter matado Jardel (Duio Botta), Josiane sujará novamente suas mãos de sangue. Lucas (Kainan Ferraz), namorado da vítima, vai chantagear a patricinha assassina com a foto comprometedora dela aos beijos com Régis (Reynaldo Gianecchini), enviada a ele pelo mordomo antes de sua trágica morte.
Lucas indicará onde quer receber a grana: o terraço de um prédio. No encontro, porém, após pegar a bolsa com o dinheiro, ele cometerá o mesmo erro de Jardel, afirmando que seguirá com as extorsões. A vilã, então, aproveitará um descuido dele e o jogará prédio abaixo. Vai ao ar nos capítulos de segunda e terça.
À frente do caso, Camilo (Lee Taylor), que já está investigando a morte do mordomo, ficará convencido de que os namorados estavam chantageando alguém, e por isso foram assassinados. Para ajudá-lo na busca pela assassina, um fio de cabelo será encontrado pela perícia na mochila do morto.
Lutador hacker
Cansado de ser enganado pela namorada, Téo (Rainer Cadete) pedirá a ajuda de Rock (Caio Castro) para descobrir os segredos que Josiane esconde, e ouvirá o lutador dizer que a sua amiga de infância mente para ele.
Depois, de maneira sorrateira, Rock e Zé Hélio (Bruno Bevan) ajudarão o fotógrafo a acessar o celular da vilãzinha, instalando um aplicativo espião no aparelho. No entanto, será o boxeador quem descobrirá que Josiane tem um caso com Régis, no capítulo da quarta (14).
No episódio seguinte, Rock vai procurar Maria da Paz para contar sobre a traição que acontece debaixo de seu nariz, mas levará um tapão na cara e será expulso da confeitaria pela boleira, que tomará tudo como intriga. Entretanto, a história não vai sair da cabeça da empresária, e ela chegará a confessar para Marlene (Suely Franco) que teme descobrir a verdade sobre Jô.
Flagrante
Maria da Paz precisará ver com seus próprios olhos o que Rock lhe disse. No sábado, fechando a décima segunda semana da trama, a boleira vai dar um flagra em Josiane e Régis seminus na cama e, pensando que o marido seduziu a filha, dará um tiro no sujeito.
Ainda em choque com a cena, Maria será presa, mas sairá da cadeia logo depois. Em casa, procurará Josiane para esclarecer a história.
“Conta como tudo aconteceu. Conta que eu ainda posso te perdoar.”
Porém, para surpresa da confeiteira, Josiane vai deixar a máscara cair e revelará que ela mesma armou o golpe e que seu caso com Régis é antigo.
“Muitas vezes cê tava dormindo e a gente…no meu quarto… Acha que um homem como ele ia gostar de você?”
A vilã, então, dará seu ultimato, expulsando Maria da Paz da mansão. “Pegue suas coisas e vá embora. Quando o Régis voltar, não quero que encontre um traço sequer de você aqui. Agora não há mais motivo pra nos escondermos. Ele vai voltar. Vai viver aqui comigo. Vai viver na casa que você pagou”, soltará a mimada.
A personagem de Juliana Paes irá para a casa de Marlene e dividirá com a mãe, Evelina (Nívea Maria), o quartinho onde ficou quando chegou à São Paulo há 20 anos.
Maria sem nada
Mas o infortúnio de Maria não acabará aí. No capítulo a ser exibido dia 20, Josiane dará seu golpe final, deixando a própria mãe arruinada de vez.
Chegando à fábrica para trabalhar, Paz dará de cara com a filha sentada em sua cadeira, assumindo o posto de dona da empresa.
“A fábrica agora é minha. Cê botou a fábrica no meu nome. O documento foi registrado. O que importa é o que tá nos papéis. Cê passou a fábrica pro meu nome.”
Maria da Paz se lembrará da cláusula secreta do contrato, que anularia a transferência em caso de golpe, e procurará Antero. Mas, para sua infelicidade, o advogado estará doente, com um aneurisma, e perderá a memória.
Desesperada, a empresária contará com a ajuda de Amadeu (Marcos Palmeira) para tentar encontrar o documento. Vasculhará a casa e o escritório de Antero, mas não terá sucesso nas buscas.
Conforme os dias forem passando, Maria não aguentará ficar sem trabalho e decidirá ir às ruas para vender bolo, assim como fez quando chegou à cidade.
“Dinheiro eu faço vendendo bolo! É o que vou fazer, vender bolo!”
Leia também:
Resumo de ‘A Dona do Pedaço’: capítulos de 12 a 17 de agosto
Discussão sobre este post