A novela Terra e Paixão estreia nesta segunda, dia 8, com a missão de recuperar os índices de audiência da faixa das 21h, em baixa com o fracasso de Travessia. A trama leva a assinatura de Walcyr Carrasco, responsável por alguns dos últimos sucessos do horário, e tem a direção de Luiz Henrique Rios, que ano passado capitaneou Além da Ilusão.
A história se passa na cidade ficítica de Nova Primavera, no interior do Mato Grosso do Sul, e traz como protagonista Aline (Barbara Reis), uma professora que vê sua vida desmoronar ao ter o marido, Samuel (Ítalo Martins), assassinado. O homem é um pequeno produtor de terras, que acaba alvo de uma tocaia tramada pelo poderoso fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos).
O latifundiário deseja abocanhar o pequeno pedaço de terra de Aline, mas a viúva decide que é hora de enfrentar a vida e recomeçar. Mesmo sem nunca ter plantado uma semente sequer, ela passa a contar com a ajuda do fiel amigo Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, para brigar pela posse de suas terras e se firmar na região.
A mulher ainda passa a contar com o apoio dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), dois irmãos que vivem em pé-de-guerra e que acabam se apaixonando por ela. Os rapazes são filhos de Antônio. Caio mantém uma péssima relação com o pai, que o culpa pela morte da própria mãe, que falecera no parto.
O primogênito ainda sofre com a perseguição da perversa Irene (Glória Pires), segunda mulher de Antônio e mãe de Daniel, que faz o que pode para manipular o marido contra Caio. O desejo da matriarca é transformar Daniel no novo líder dos negócios do fazendeiro, embora seja Caio quem conheça o agronegócio da região como ninguém.
Dúbio, o primogênito é capaz de gestos de generosidade, como salvar a vida de Aline e de seu filho do atentado tramado por Antônio, mas também não mede esforços para abocanhar o comando dos negócios da família. Já Daniel tem um coração puro: acaba sinceramente apaixonado por Aline, embora seja noivo da ambiciosa Graça (Agatha Moreira).
Tramas paralelas
Petra (Débora Ozório), a caçula família La Selva, é uma jovem problemática e viciada em calmantes, que acaba se tornando alvo do golpe do interesseiro italiano Luigi (Rainer Cadete). Este, entretanto, se apaixona de verdade pela herdeira.
Cândida (Susana Vieira) é a dona de um bar e prostíbulo na região. Mulher misteriosa, ela detém os maiores segredos de todos os moradores da cidadezinha, mantendo uma estranha relação justamente com Irene.
Lucinda (Débora Falabella) é uma mulher sofrida, oprimida pelo marido violento, Andrade (Ângelo Antônio), que luta para sustentar a casa e cuidar do filho com albinismo. Já sua irmã Analey (Tatá Werneck) é casada com Odilon (Jonathan Azevedo), mas esconde do marido sua profissão como stripper virtual.
Veja também | Confira aqui o resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
A moça acaba se envolvendo com o fazendeiro Tadeu (Claudio Galvan), homem conservador e moralista, marido de Gladys (Leona Cavalli), que também defende a moral e os bons costumes da região. Ela, no entanto, é amante de Luigi, o pretendente de Petra. Os ricaços, por sua vez, são os pais da modelo Graça, noiva de Daniel.
Confira o trailer no vídeo abaixo:
Discussão sobre este post