Já não restam dúvidas: Eliana é da Globo. Com um acordo selado, a emissora já traçou os primeiros passos da nova contratada da casa.
De acordo com o site Notícias da TV, a oficialização será feita no Fantástico do próximo domingo (30), uma semana depois de Eliana ter se despedido do SBT, onde passou os últimos 15 anos.
A repórter Renata Capucci conduzirá uma entrevista com a loira, que revisitará o início de sua carreira, desde a sua fase como apresentadora infantil até a evolução para programas voltados para a família, além de compartilhar suas expectativas e planos como a mais nova estrela da Globo.
No domingo seguinte, Eliana surgirá ao vivo no palco do Domingão com Huck. Luciano Huck está organizando uma homenagem especial. Por meio de depoimentos, outros globais darão as boas-vindas a ela.
Além disso, a apresentadora participará como jurada na final da Dança dos Famosos. Na competição, Tati Machado, Amaury Lorenzo, Lucy Alves e Barbara Reis estão disputando o troféu. E, para adicionar um toque de glamour internacional, o ator espanhol Antonio Banderas também dará pinta na atração nesse dia, em uma ação de merchandising.
A verdade é que a Globo tem planos ambiciosos para Eliana. Com a saída de Ivete Sangalo, ela é quem está cotada para comandar o talent show The Masked Singer a partir da próxima edição, programada para janeiro de 2025.
A ex-SBT, porém, deve fazer sua estreia na empresa no canal pago GNT, como integrante do quarteto do Saia Justa. A temporada deste ano, aliás, foi adiada justamente para aguardar o fim do vínculo de Eliana com o canal da família Abravanel.
Agora, a comunicadora está livre para se juntar a Tati Machado, Bela Gil e Rita Batista no tradicional programa que debate assuntos do momento, especialmente sobre o universo feminino.
Mas não para por aí. Segundo a publicação, um projeto exclusivo também está sendo desenvolvido sob medida para Eliana na TV aberta.
Caminho até a Globo
O interesse da Globo por Eliana vem desde 2023. As negociações, contudo, começaram em março deste ano, conforme apurou o F5.
Em uma pesquisa de mercado, a apresentadora foi apontada como o nome feminino mais influente da TV para mulheres da classe C — público que mais assiste televisão.
Não por coincidência, Eliana também é a favorita do mercado publicitário para anúncios televisivos. No SBT, mesmo com o canal atravessando uma enorme crise de audiência, havia uma fila de marcas interessadas em vender no dominical dela.
Saída amigável do SBT
A decisão de Eliana de deixar o SBT foi anunciada em abril, por meio de um comunicado conjunto entre sua assessoria e a emissora. A rescisão de contrato foi descrita como “mútua e amigável”. Como prova disso, ela continuará como madrinha do Teleton.
Trajetória
A história de Eliana com a televisão começou de forma inesperada. Em 1991, ela integrava um grupo musical quando Silvio Santos a chamou para apresentar um programa infantil. Sua primeira passagem na emissora durou até 1998, quando ela se mudou para a Record.
Na concorrente, a loira conseguiu voar mais alto, formatando atrações voltadas para as crianças do jeito que sonhava, com gincanas entre estudantes, jogos ao vivo com a plateia, reportagens de viagens e, claro, desenhos. O anime Pokémon tornou-se um fenômeno no Brasil nessa época.
A partir de 2005, Eliana passou a focar no público adulto, com a estreia do Tudo é Possível. Quatro anos depois, ela voltou ao SBT, consolidando sua presença nas tardes de domingo.
Desde 2019, a apresentadora mantinha a vice-liderança de audiência nesse horário, superando Rodrigo Faro, seu principal rival na Record.
No entanto, nos últimos tempos, seu programa começou a enfrentar críticas do público, que apontava uma certa falta de inovação. Internamente, Eliana também expressava frustração com a falta de investimentos por parte da emissora. Esse acabou sendo um dos motivos para sua segunda saída da casa.
Veja também | Maisa estreia na Globo como estrela da próxima novela das seis