Nunca reprisada na televisão, O Outro (1987) chega ao Globoplay na próxima segunda (2).
A novela marcou a estreia solo do autor Aguinaldo Silva, três anos após ter deixado Partido Alto (1984) nas mãos de Glória Perez.
Voltando à telinha após quatro anos, Francisco Cuoco brilhou em dose dupla ao interpretar dois personagens idênticos fisicamente, mas com vidas completamente opostas.
De um lado, temos Paulo Della Santa, um milionário em crise familiar e empresarial, casado com Laura (Natália do Valle) e pai de Marília (Beth Goulart) e Pedro Ernesto (Marcos Frota), que torcem contra a união do casal.
Do outro lado está Denizard de Matos, um dono de ferro-velho viúvo, pai da adolescente Zezinha (Cláudia Abreu) e namorado da simpática secretária Índia do Brasil (Yoná Magalhães).
O destino cruza os caminhos desses dois mundos quando Paulo desaparece e é dado como morto, enquanto Denizard, sofrendo de amnésia, assume o lugar do ricaço sem que ninguém perceba a troca.
Enquanto isso, Glorinha da Abolição (Malu Mader), uma jovem hippie em busca de seu passado e ex-amante de Paulo, é a única que conhece a verdade sobre os sósias.
O Outro foi um sucesso de audiência, chegando a elevar os índices da trama anterior, Roda de Fogo (1986). Seus bastidores, contudo, foram turbulentos, o que talvez explique a decisão da Globo de nunca tê-la reprisado.
Acusações de plágio mancharam a obra, com a escritora Tânia Lamarca processando e vencendo a Globo por reconhecer elementos de texto seu como base da novela.
Ainda assim, O Outro marcou época, inclusive com sua trilha sonora internacional, que se tornou uma das mais vendidas da história — acima de 1 milhão de cópias —, com Malu Mader estampando uma capa icônica.
Projeto Originalidade
Outra novidade do Globoplay em dezembro é o relançamento de Babilônia (2015), última novela de Gilberto Braga, que chega ao streaming no dia 23, agora com alta definição e atualizações nas vinhetas de abertura e encerramento.
A trama gira em torno de três mulheres: a implacável Beatriz (Glória Pires), a obcecada de Inês (Adriana Esteves) e aguerrida Regina (Camila Pitanga).
Escrita em parceria com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, Babilônia é considerada uma das novelas mais problemáticas feitas pela Globo.
Outros títulos que chegam ao Globoplay no último mês do ano são Zazá (1997), Carinhoso (1973), Malhação (2001) e a minissérie A Madona de Cedro (1994).
Veja também | Zazá, esquecida comédia estrelada por Fernanda Montenegro, chega ao Globoplay