Em “Por Amor“, Leonardo (Murilo Benício) descobriu que Branca (Susana Vieira) foi a responsável pela injusta prisão de Nando (Eduardo Moscovis). Ele flagrou Zilá (Stella Rodrigues) com um bilhete enviado por Fausto (José Carlos Sanches) exigindo dinheiro da megera, e a empregada se viu obrigada a revelar a verdade.
Agora, horrorizado com tamanha crueldade, o bom moço confrontará a mãe pela primeira vez na vida, ameaçando inclusive entregá-la para a polícia.
No final do último capítulo, nesta segunda-feira (23), Branca se deparou com Leonardo em seu quarto, lhe esperando, silencioso, no escuro… E se surpreendeu com a atitude do rapaz, que lhe pegou pelos pulsos com força. “O que a senhora tem no lugar do coração?”, indagou ele, afirmando em seguida que a malvada vai pagar caro pelo que fez.

Sem saber ainda o que levou Leonardo a enfrentá-la, Branca correu até a gaveta e o ameaçou com uma tesoura:
“Não chega perto de mim, senão eu te mato!”
Na continuação da cena, nesta terça-feira (24), a loira má não baixará a crista e perguntará se o filho está bêbado. Ele, então, revelará o motivo de sua revolta:
“Depois de ter a coragem de fazer o que fez contra o Nando, o que é atacar o filho com uma tesoura, né mãe?”
Branca debochará do rapaz e confessará que seu objetivo era ferrar a vida de Nando:
“Ele ainda teve muita sorte. O meu plano completo era deixar esse idiota no xadrez por muitos e muitos anos.”

A megera não poupará Leonardo, disparando sem piedade sua metralhadora de ofensas e maldizendo a hora em que o pôs no mundo:
“Moleque atrevido. Cachorro! Quem foi que enfiou na sua cabeça que você pode me desafiar? Eu juro por Deus que te mando pro inferno se você tocar em mim outra vez!”
Ao ser questionada se nunca sentiu remorso ou pensou no sofrimento de Milena (Carolina Ferraz), Branca argumentará que fez tudo por amor à filha, mas vai admitir que seria capaz de qualquer coisa para proteger o patrimônio da família.
Leonardo partirá para cima da malvada, jogando-a na cama, prendendo-a pelos braços, fazendo com que a tesoura caia longe. Ela continuará praguejando e revelará que pagou meio milhão de dólares para Fausto assumir sozinho a autoria do crime.
Em seguida, a vilã conseguirá empurrar o filho, recuperando novamente sua tesoura.
“Maldito! Maldita a hora em que você nasceu. Eu bem que não queria, eu tinha certeza que um dia você ia se voltar contra mim. Eu vou acabar com você!”

Nesse momento, Leonardo voltará a imobilizar a malvada sobre a cama e vai desabafar
“Olha pra mim, coração de pedra! Que tipo de mãe é você que não se comove com o sofrimento, que não chora com a tristeza de um filho e nem sorri com a sua felicidade…? Que tipo de mãe é você que magoa e humilha, que faz sangrar o coração de um filho?”
Determinado a entregar a fera à polícia, o personagem de Murilo Benício puxará a mãe rumo à porta. Mas ela vai apelar, ameaçando cravar a tesoura no próprio peito.
Leonardo implorará para a mãe não cometer tamanha loucura, e a loira malvada vai rir da cara dele:
“Idiota! Você pensa que eu sou capaz de acabar com a minha vida por sua causa? Pra te fazer sofrer? Você não serve pra nada. Você é um poço de sensibilidade inútil como o seu pai.”

Atílio (Antonio Fagundes) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), nesse instante, entrarão no quarto e Branca se fará de vítima, encenando um choro.
Depois, conversando com Leonardo, Atílio dirá que o melhor é colocar uma pedra no assunto, argumentando que escancarar a culpa de Branca poderia azedar o casamento de Milena e Nando.
Leia também:
Resumo do capítulo desta terça-feira (24) de ‘Por Amor’