Em O Rei do Gado, a morte de Giuseppe (Tarcísio Meira) vai provocar a fragmentação da família Berdinazi. Após enterrar o pai, Geremias (Caco Ciocler) e Giácomo (Manoel Boucinhas) aplicarão um golpe na própria mãe, Marieta (Eva Wilma), e na irmã, Giovanna (Letícia Spiller), roubando toda a herança deixada.
O abalo no clã começou com a morte de Bruno (Marcello Antony) em combate na Segunda Guerra Mundial, o que deixou o patriarca dos Berdinazi em profunda depressão. Arrependido de ter se colocado contra o casamento da filha, o italiano chamou Antonio Mezenga (Antonio Fagundes) para tentar saber notícias de Giovanna. Ele chegou a revelar que “plantou” a medalha que recebeu na expectativa de que o seu filho pudesse “nascer de novo”.
Ao saber que Giovanna lhe deu um neto, que recebeu o nome de Bruno, o fazendeiro não suportou a emoção e caiu morto. Com isso, Giácomo e Geremias decidirão vender a fazenda às escondidas para os vizinhos ingleses, revelando que Giovanna não estava no testamento deixado pelo pai. Enrico (Leonardo Brício) ficará revoltado ao descobrir tudo e chegará a dizer que não queria que o seu filho tivesse o sobrenome da esposa.
Em casa, Marieta também se indignará com os filhos e cobrará que eles cedam pelo menos a parte de Giovanna. Os irmãos, no entanto, desconversarão sobre isso, mentindo que vão acertar tudo depois de uma viagem que farão na manhã seguinte.
Enrico e Giovanna logo descobrirão que a assinatura dela foi falsificada no cartório pelos irmãos. Enquanto isso na fazenda dos Berdinazi, os jagunços dos novos donos vão dar um ultimato para que Marieta deixe o local em até três dias, deixando-a desesperada. Sem ter para onde ir, a matriarca será acolhida na casa dos Mezenga. “É assim que eu vou ter que terminar a minha vida? Depois de tanta luta, depois de tanto sacrifício”, lamentará ela.
Fugindo com todo o dinheiro, Geremias e Giácomo comprarão terras longe dali e nunca mais voltarão a ver a mãe. O consolo de Marieta será a notícia de que Bruno deixou um filho na Itália, mas acabará morrendo sem conhecer o neto.
Discussão sobre este post