A Globo decidiu criar uma segunda sessão para reprisar novelas nas suas tardes, e a primeira delas será O Cravo e a Rosa (2000), a ser iniciada dia 6 de dezembro, às 14h15, ensanduichada entre o Jornal Hoje e a Sessão da Tarde.
Com O Clone em cartaz, o Vale a Pena Ver de Novo segue suas atividades normalmente. No entanto, ao comunicar à imprensa sua segunda faixa de reexibições, o canal deixou um detalhe importante em evidência: a partir de agora, o horário contemplará novelas que foram ao ar originalmente às 21h.
“O tradicional Vale a Pena Ver de Novo segue trazendo as grandes obras da dramaturgia, agora privilegiando a reexibição de novelas originalmente exibidas às nove horas”, informou a Globo.

Em 2020, o Vale a Pena reprisou Êta Mundo Bom! (2016), das 18h, e mais recentemente, Ti Ti Ti (2010), das 19h. Essas duas tramas parecem ter sido a despedida de histórias mais leves na faixa, já que agora os títulos de sucesso desses dois horários pintarão às 14h15.
Com isso, podemos concluir que uma novela do horário nobre substituirá O Clone, cuja exibição deve se prolongar até o final do primeiro semestre de 2022. Tramas como América (2005), Duas Caras (2007), A Favorita (2008), Salve Jorge (2012) e Amor à Vida (2013) podem finalmente ganhar uma oportunidade ao cair da tarde.

Tendência
A decisão de tornar o Vale a Pena Ver de Novo exclusivo para histórias “mais adultas” vai de encontro à tendência da faixa nos últimos tempos, quando reprises de novelas das 21h se tornaram mais frequentes. Um total de nove folhetins originalmente vistos após o Jornal Nacional desembarcaram na sessão nos últimos sete anos. No mesmo período, apenas dois títulos das 19h e três das 18h ganharam vez.
Isso vem acontecendo desde que o Supremo Tribunal Federal derrubou a regra que obrigava as emissoras a veicular seus programas de acordo com o horário estabelecido pela classificação indicativa. Antes, as novelas das 21h só podiam passar à tarde se fossem submetidas à uma rigorosa edição de cenas impróprias para menores de 12 anos.
Sem Malhação
De acordo com o site TV Pop, o Vale a Pena Ver de Novo pode ser ampliado com o fim de Malhação em janeiro de 2022. A Globo vem discutindo internamente qual seria o programa ideal para substituir a novela adolescente, mas de imediato o espaço deve ser ocupado por O Clone, que passa a ficar no ar das 16h40 até 18h20, entregando a bola para a trama das seis.
Discussão sobre este post