Pajeú (Caio Blat) vai pirar na batatinha e terá uma atitude de extrema loucura em Mar do Sertão. Pressionado por Deodora (Débora Bloch), o jagunço será levado ao limite e cavará sua própria sepultura. Com a cova pronta, ele se recusará a matar José (Sergio Guizé), assustando a amante.
Após prometer que não voltaria a matar, o pai de Cirino (Theo Matos) vem sendo atormentado por Deodora, que impõe que ele tire a vida de José como condição para não terminar o caso amoroso dos dois. Cego pela paixão, o matador acaba convencido a dar cabo do ex-vaqueiro, no capítulo desta terça-feira (17).
No entanto, Pajeú logo muda de ideia e propõe um plano ainda mais macabro para a mãe de Tertulinho (Renato Goes): ela deve matá-lo e depois se suicidar dentro da sepultura, pois assim eles ficarão juntos para sempre. Diante do surto sem precedentes do rapaz, Deodora fica de cabelos em pé.
Felizmente, a tragédia não se concretiza graças a Candoca (Isadora Cruz), que lê uma carta deixada por Pajeú e corre para impedir a atrocidade. Em pânico, a médica encontra Tertúlio (José de Abreu) no meio do caminho e pede ajuda. Enquanto isso, o personagem de Caio Blat relata para a amante que recebeu um sinal divino.
Para não assassinar José e ter que pagar o pecado no quinto dos infernos, o pistoleiro entrega o rifle para Deodora e pede que ela atire nele. Nesse momento, Candoca e Tertúlio chegam e evitam a desgraça. A víbora, então, corre em direção ao ex-marido e acusa o amante de querer matá-la.
Resumo do capítulo de hoje (17):
Deodora convence Pajeú a atentar contra José. Jessilaine e Xaviera impedem Timbó de sofrer um golpe de Floro e Vespertino. Candoca e José falam com Levi sobre o coronel. Maruan decide se converter ao catolicismo para casar com Labibe.
Tertulinho discute com Candoca e José por terem chamado Levi para tratar seu pai. Tertulinho contrata Márcio Castro para interditar o coronel. Timbó pede que Fubá Mimoso/Dom Tião leia os documentos de Vespertino e Floro. Pajeú prepara uma cova em seu terreno e deixa Cirino com Lorena. Candoca lê a carta de Pajeú e se desespera.
Discussão sobre este post