Matilde (Laura Cardoso), avó de Joana (Bruna Hamú), é uma senhora misteriosa, que padece de mal de Alzheimer, em “A Dona do Pedaço”.
A mulher vive em um asilo, mas depois que a neta perder o emprego, ambas ficarão desalojadas, e Rock (Caio Castro) as abrigará na casa abandonada por Eusébio (Marco Nanini), a essa altura vivendo na antiga mansão de Maria da Paz (Juliana Paes), comprada pela agora milionária Cornélia (Betty Faria).
Neste contexto, em uma cena com Rock e Eusébio, Matilde oferecerá um pedaço de pizza para o pai do boxeador, reconhecendo-o por seu nome. Eusébio ficará atordoado, e garantirá a Rock que nunca viu Matilde antes.
“Eu lembro muito bem de você, Eusébio. Muito bem. Que saudades, que saudades”, afirmará a matriarca.
Cogita-se, nos bastidores, que Matilde seja a mãe verdadeira de Cornélia e Eusébio. No início, Laura Cardoso foi escalada para o papel de Cornélia, mas ele acabou nas mãos de Betty Faria.

Devido a críticas pela baixa diferença de idade entre Faria e Nanini, o autor Walcyr Carrasco optou por inserir a revelação de um segredo na história: Cornélia é irmã de Eusébio e o criou depois que a mãe os abandonou.
Mas pelo que se sabe, Matilde será a personagem-chave para esclarecer o misterioso parto de Maria da Paz: será que as crianças foram trocadas e Joana é a filha biológica da boleira? Será que existiam gêmeas e apenas Josiane (Agatha Moreira) pôde ficar com a mãe? Questões que só devem ganhar respostas no final da história, em novembro.