O Canal Viva deu início, nesta segunda (22), à primeira reapresentação da novela “Páginas da Vida” (2006), sucesso de Manoel Carlos que traz Ana Paula Arósio como a bela marchand Olívia, uma das personagens centrais da história.
A trama em cartaz na TV por assinatura foi a última novela do horário nobre em que pudemos apreciar o talento de Arósio. Estrela que explodiu nos anos 1990 após estrelar a minissérie “Hilda Furacão” (1998), a atriz logo despontou em 1999 como a protagonista Giuliana, em “Terra Nostra”. Antes, ela havia estreado no SBT, na novela “Éramos Seis” (1994). Na emissora de Silvio Santos, a artista também atuou em “Razão de Viver” (1996) e em “Os Ossos do Barão” (1997).
Nos anos 2000, Arósio trabalhou nas minisséries “Os Maias” (2001), “Um Só Coração” (2004) e “Mad Maria” (2005) e nas novelas “Esperança” (2002) e “Ciranda de Pedra” (2008), além de “Páginas da Vida”. Sua última aparição na Globo foi em 2010, na série “Na Forma da Lei”. Em 2011, ela estava escalada para interpretar a mocinha Marina, de “Insensato Coração”, mas acabou abandonando o set de filmagens e acabou desligada do elenco da trama, sendo substituída por Paolla Oliveira.
Em dezembro de 2010, Arósio rescindiu seu contrato com a Globo. Conhecida por sua beleza, seu talento e atuações viscerais, Ana Paula Arósio deixou uma legião de fãs entristecidos com o seu sumiço quando decidiu se afastar da vida artística.
Desde então, trabalhou em apenas três obras no cinema: “Anita & Garibaldi” (2013), “A Floresta que se Move” (2015) e “Primavera” (2018). Nos últimos anos, a atriz recebeu muitos convites para voltar para as novelas, mas foi taxativa ao recusar todos. Perguntada sobre o afastamento da vida como atriz, Arósio explicou.
“Desde menina eu queria parar de trabalhar cedo para curtir a vida. É comum ouvir isso, mas aí a pessoa já está cardíaca, diabética, não consegue andar e gasta todo o dinheiro que juntou com hospital. Quis gastar comigo antes disso”, explicou a musa.
Vida pessoal conturbada
Fato é que Ana Paula Arósio teve uma vida particular tumultuada, e passou pelo trauma de ver o próprio noivo, Luiz Carlos Leonardo Tjurs, cometer suicídio em sua frente, após uma forte crise de ciúmes, em 1996. Em 2010, a estrela se casou com o arquiteto Henrique Pinheiro, e os dois viveram alguns anos em uma fazenda em Santa Rita do Passa Quatro (SP).
Desde 2015, Arósio vive em Swindon, cidade que fica a cerca de duas horas de Londres, junto com o marido. A atriz também não mantém um bom relacionamento com seus pais.
Em entrevista ao “Balanço Geral”, da RecordTV, a mãe da intérprete, Claudete Arósio, explanou sobre o afastamento com a filha.
“É um assunto bem desagradável. Estou muito bem para ficar me machucando de novo. Então é melhor ficar quietinha no meu canto”, declarou. Em 2014, Claudete havia quebrado o silêncio sobre a difícil relação de Ana Paula com a família.
“Já me perguntei muito o porquê desse afastamento, mas desisti de entender. Ela vai nos procurar o dia em que achar necessário. Ana não quer saber nem do pai. Fazer o quê”, revelou, mencionando o marido, Carlos, que sofria de Mal de Parkinson e estava hospitalizado no interior de São Paulo. O pai da atriz morreu em 2015, e ela não compareceu ao velório nem ao enterro.
Ao que parece, os fãs de Ana Paula Arósio precisarão se contentar com as reprises dos antigos trabalhos da musa, que não pretende voltar a atuar. Sua última aparição pública foi como estrela de uma propaganda do banco Santander, em 2020, quando recebeu nada mais nada menos do que R$ 8 milhões como cachê.
Discussão sobre este post