Regino (Jackson Antunes) morre em O Rei do Gado. Pressentindo seu trágico fim, ele se despede de Jacira (Ana Beatriz Nogueira) e parte em sua última jornada, na qual acaba assassinado por uma dupla de capangas. O líder fictício do MST já vem sofrendo ameaças dos pistoleiros e latifundiários há algum tempo.
Enfrentando o perigo, Regino se oferece para ajudar um grupo a se assentar de forma pacífica, assim como Caxias (Carlos Vereza) desejava. Antes de partir, o sem-terra faz um discurso fervoroso para seus seguidores. “Eu não vou ficar sossegado enquanto tiver gente nossa acampada por esses caminhos”, desabafa ele, pontuando que não quer mais comandar invasões.
“Eu não vou mais comandar invasão, pra depois ter que enterrar gente minha. Eu não quero mais ver pai de família morto, eu não quero mais ver filho morto pra depois a mãe ficar chorando. Já tem gente nossa demais enterrada por esses caminhos!”
Em seguida, Regino entrega uma espingarda para Jacira se proteger e, abraçando-a com força, sussurra: “Amor da minha vida. Mãe do meu filho. Não brigue comigo. Espere por mim. Espere por mim, porque eu voltarei”, declara ele, saindo com Lupércio (Adenor de Souza), Dominguinhos (Antônio Pompeo) e Formiga (Cosme dos Santos) para a viagem sem retorno.
O objetivo é conversar com um fazendeiro da região. O homem faz um acordo, aceita abrir a porteira e ordena que seus jagunços não se metam com os sem-terra. No entanto, os pistoleiros resolvem agir por conta própria e armam uma emboscada na estrada. Eles atiram e matam os amigos de Regino. O marido de Jacira ainda consegue se refugiar no matagal, mas logo é cercado.
Siga-me no Google News.
Acesse aqui e clique na ⭐
Os assassinos tiram a vida do homem com dois tiros no peito. Seu último suspiro é acompanhado por um punhado de terra escorrendo entre seus dedos. Os corpos logo são encontrados, causando a maior comoção. Imensamente gratos por toda a luta travada por Regino, os sem-terra carregam seu caixão. Contudo, Jacira não consegue acompanhar o cortejo:
“Eu não quero ver ele enterrado. Eu tô fazendo de conta de que ele apenas foi acampar lá no céu, e eu fiquei aqui tomando conta do pedaço de chão que ele deixou para o filho dele.”
Discussão sobre este post