A partir de 26 de agosto, o clima rural volta a pintar nas tardes da telinha. A Globo confirmou que Cabocla substituirá Cheias de Charme na faixa Edição Especial — veja a primeira chamada no final do texto.
Exibida originalmente em 2004, a novela de Benedito Ruy Barbosa era cotada para retornar desde a criação do novo horário de reprises, no final de 2021.
Cabocla chega agora com a missão de reerguer os índices de audiência após o Jornal Hoje.
Cheias de Charme, um fenômeno em 2012, não conseguiu emplacar dessa vez, derrubando os números positivos deixados pela reexibição de Mulheres de Areia (1993).
A saga das Empreguetes acumula até aqui apenas 10,7 pontos de média geral, enquanto a trama das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) saiu do ar com um saldo final de 12,6 pontos.
A escolha por Cabocla demonstra a insatisfação da direção da Globo com o fraco desempenho de Cheias de Charme, primeira novela originalmente do horário 19h a ser exibida na Edição Especial. A ideia é fugir das comédias contemporâneas e tentar fisgar o público novamente com os romances que marcaram a faixa das 18h.
Adaptação da obra homônima de 1979, Cabocla deu início a uma seara de remakes da filmografia de Benedito Ruy Barbosa. Depois dela, a Globo refez outras cinco histórias do autor, incluindo a atual novela das 21h, Renascer.
A história se passa no início do século XX, em meio à disputa de terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) no pequeno município de Vila da Mata, interior do Espírito Santo. É nesse cenário bucólico e rústico que floresce o romance proibido entre Zuca (Vanessa Giácomo), uma cabocla simples e pura, e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), um advogado rico e mulherengo.
Ele, um jovem boêmio do Rio de Janeiro, se vê obrigado a passar um tempo na fazenda do primo Boanerges para se recuperar de uma teberculose. Assim que chega, se encanta por Zuca, que também fica fascinada pelo moço da cidade grande. O problema é que a protagonista, além de ser humilde, está noiva de Tobias (Malvino Salvador), um destemido peão que não está disposto a abrir mão da amada.
Outro casal que ganha a torcida do público na trama é Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello), filhos de Boanerges e Justino, respectivamente. Nesse caso, o impedimento para a felicidade dos dois é a ferrenha rivalidade dos pais.
O elenco de Cabocla conta ainda com Patrícia Pillar, Jussara Freire, Eriberto Leão, Maria Flor, Sebastião Vasconcelos, Vera Holtz, Carolina Kasting entre outros nomes. Direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Grande sucesso em sua exibição original, o romance já teve uma passagem pelo Vale a Pena Ver de Novo, em 2008. Houve também uma reprise em 2019 no canal pago Viva.