Acompanhe aqui o resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas de 11 a 15 de setembro de 2023. A trama de Manoel Carlos está em sua 16ª semana no ar. Saiba o que vai acontecer na novela em reprise nas tardes da TV Globo.
Segunda, 11/9
Santana reza na igreja, pede para livrar-se do vício e acaba caindo no sono. Padre Pedro liga para a escola. Lobato busca Santana na igreja, e ela afirma que perdeu a guerra para o vício e pretende abandonar a profissão. Lobato insiste que os amigos estão do lado dela e os dois saem de mãos dadas da igreja. Raquel se apavora ao saber que Marcos se feriu na escola e teme por Fred.
Raquel marca encontro com Fred para ter certeza de que está tudo bem. Fred conta o que aconteceu. Angustiada, Raquel conclui que precisa sair da escola e mudar de cidade novamente. Fred tenta encorajá-la a denunciar Marcos. Estela deixa claro para o advogado do proprietário da chácara que deseja prioridade na compra e pede sigilo. Heloisa não gosta de ver Sérgio sentado ao lado de Vidinha no Nick Bar, mas evita fazer uma cena. Helena diz a Adelaide que não sabe se poderá dar uma nova chance para Santana. César tranca em sua gaveta uma foto de Helena. Cláudio vibra quando Edwiges concorda em sair com ele. Edwiges não deixa Cláudio dizer nada e dá sua resposta: “Vamos tentar de novo”. Os dois se beijam e correm pela praia, apaixonados.
Ao chegar radiante em casa, Cláudio sente o impacto da notícia: Gracinha avisa que sua menstruação está atrasada. Heloisa, em seu depoimento no MADA, afirma que está tentando controlar seus ciúmes. Marcos garante que vai matar Fred e dá bofetadas em Raquel. Num ímpeto, Raquel alcança a gaveta, pega o revólver e ameaça acabar com a vida de Marcos.
Terça, 12/9
Apavorado, Marcos promete que nunca mais vai à escola e deixará Fred em paz, desde que Raquel deixe o emprego no final do ano. Raquel ri da cara do marido e afirma que não vai abandonar o que lhe dá felicidade por alguém que só a maltrata. Cláudio quer ter certeza de que Gracinha está grávida, mas ela garante: se estiver, vai sumir e criar seu filho sozinha. Sozinho, Cláudio chora, arrasado.
Feliz da vida, Edwiges confessa para a mãe que já está preparada para ter sua primeira vez com Cláudio. Lorena recebe os amigos para um jantar em sua casa. Marcos joga um travesseiro na arma, que dispara acima de sua cabeça. Raquel atira mais uma vez e a bala passa ainda mais perto de Marcos, estilhaçando o espelho. Ele parte para cima dela, que bate nele com um vaso e sai correndo para a rua, junto com Yvone. Com a testa sangrando, Marcos sorri para os vizinhos que saíram para ver o que estava acontecendo e brinca que a mulher é ciumenta. No carro, Raquel chora convulsivamente, sendo amparada por Yvone. Marcos guarda o revólver com as impressões digitais de Raquel. Yvone liga para Fred, pedindo que ele vá ao encontro de Raquel.
Téo pede que Luciana convença Helena a se juntar aos convidados. Helena dá um sorriso ao saber que César está na confraternização e promete ir. Marcos dirige pelas ruas procurando pela mulher. Raquel avisa a Fred para tomar todo o cuidado com Marcos. Sérgio rejeita um jantar a dois com Heloísa, preferindo ir à casa de Lorena. Heloísa desabafa com Helena e diz que nunca gostou de crianças. Cláudio chora por saber que Edwiges não vai perdoá-lo ao saber da gravidez de Gracinha. Heloisa muda de cor ao ouvir que Sérgio está no quarto de Vidinha, mas Lorena deixa claro que a filha não está em casa. Sérgio conversa com Jairo e Lucas sobre seu desejo de ter um filho, o que deixa Heloisa, que observa escondida, com lágrimas nos olhos.
Marcos liga e Raquel manda que ele saia de sua casa, senão ela dará queixa na delegacia. Ele ameaça-a com um processo por tentativa de assassinato e por estar envolvida com um aluno, que o agrediu com um canivete. Heloisa registra o beijo no rosto trocado por Sérgio e Vidinha. Helena garante a César que já sonhou anunciar a relação deles para todos, e ele concorda que os dois deveriam tirar a limpo o que aconteceu com eles. Salete grita com a visão do anjo.
Quarta, 13/9
Fernanda e Wilma acodem Salete e sentem o vento produzido pelas asas do anjo. Raquel volta ao apartamento, encontra o marido no banho e esbraveja para ele ir embora. Marcos manda-a calar a boca e ameaça denunciá-la: ela pode pegar até cinco anos de prisão por tentativa de homicídio.
Cínico, Marcos garante que Raquel não tem provas das agressões que sofreu. Lorena oferece sua casa de Petrópolis para Helena, que deseja um tempo para refletir. Num canto da festa, Heloísa observa Sérgio dançando com Vidinha e Dóris. Paulinha pede para morar na casa de Marcinha até o vestibular. Téo, Helena e Lorena impedem que Estela faça um strip-tease. Sérgio procura por Heloísa, que saiu despercebida da festa. Raquel se tranca no quarto, ignorando os apelos do marido para abrir a porta. Marcos solta os cachorros em cima de Yvone, acusando-a de encher a cabeça da mulher contra ele. Heloisa diz que preferiu passear na praia a ser ignorada por Sérgio. Salete, aos prantos, pede que Téo não deixe Fernanda morrer. Ele promete.
Quinta, 14/9
Téo passa a noite velando o sono de Salete, que não solta sua mão. Marcos subjuga Raquel, mas ela permanece firme. Ele chora, faz a mala e avisa que vai dar um tempo para que ela pense. Raquel pede que Yvone mande trocar a fechadura após a saída do marido. Téo não acredita em anjo nenhum e aconselha Fernanda a levar Salete ao psicólogo. Santana volta à escola. Helena conta para Hilda o seu plano: chegando à Petrópolis, avisará César que está esperando por ele. Cláudio pede que Gracinha se certifique de que está realmente grávida. Edwiges nota a preocupação do namorado, mas ele garante que está tudo bem. Inês, mãe de Fernanda, aparece pedindo dinheiro, alegando que levou um golpe do marido. Cláudio se abre com Rodrigo.
Rodrigo aconselha Cláudio a ser honesto com Edwiges assim que tiver certeza da gravidez. Helena convida Téo para jantar em casa a fim de acertar algumas pendências do casamento. Santana garante a Helena ter chegado ao fundo do poço e que está tentando se reerguer. Ao buscar um envelope na sala de César, Laura encontra a foto de Helena na gaveta.
Sexta, 15/9
Dr. Barros de Andrade sofre um infarto, o que deixa Laura arrasada. Santana pede desculpas aos alunos pelo vexame na aula anterior. Rodrigo marca uma reunião da peça em sua casa. Paulinha provoca Clara, anunciando que será montada na escola a primeira versão gay de Romeu e Julieta. Clara atira um copo de suco na cara de Paulinha. As duas começam a brigar e caem na piscina.
Fred cai na piscina para conter a briga. Rosinha ordena que Paulinha e Clara parem com a confusão, senão serão suspensas. Helena condena o preconceito de Paulinha, avisa que não vai tolerar mais brigas e faz com que as duas apertem as mãos. Na saída, as duas se ameaçam aos cochichos. Lorena aconselha Dóris e Vidinha a pararem de provocar Heloísa. Antes de morrer, Dr. Barros de Andrade pede a Onofre que Laura seja a sua sucessora como chefe da equipe. Hilda faz Leandro jurar que não vai comentar com Sérgio que Heloisa fez laqueadura. Sérgio se irrita ao ver Heloísa cercada de revistas sobre bebês. Tereza ouve Luciana confessar para a mãe que ainda pensa em Diogo. Estela avisa a Alzira que está quase tudo certo para a compra da chácara.
Alzira tranquiliza Padre Pedro, afirmando que eles não vão precisar sair da chácara. Raquel descobre que Marcos levou o revólver. O telefone toca e ela ouve a mesma música que a aterroriza. Cláudio e Edwiges namoram à beira da piscina da escola. Téo chega para jantar com Helena. Edwiges convida Cláudio para entrar em seu quarto e avisa que chegou a hora de ser dele, pois tem certeza de seu amor.